A primeira jornada do EURO 2020 tem sido pródiga em grandes exibições, emoção e drama. O segundo dia de jogos, este sábado, ficou incontornavelmente marcado pela situação aflitiva de Christian Eriksen, no Dinamarca-Finlândia, mas não nos esquecendo da acção nos relvados, houve prestações de nível superior. Perguntámos aos nossos caros GoalPointers quem foi o Craque do Dia de 12 de Junho, a maioria das escolhas recaiu em Romelu Lukaku.
🇧🇪 Bélgica 🆚 Rússia 🇷🇺
Romelu Lukaku 🇧🇪 deu continuidade à excelente temporada no clube, e assumiu a liderança dos melhores marcadores ⭐️#EURO2020 #BELRUS #BEL #RUS #EUROTotoRating #RatersGonnaRate pic.twitter.com/cZTrtBLsIl
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 12, 2021
Na vitória folgada da Bélgica sobre a Rússia, por 3-0, o avançado belga chegou aos 20 golos nos últimos 15 jogos com a camisola dos “diabos vermelhos”, com cinco tentos nas últimas cinco partidas. Romelu aproveitou da melhor forma um erro de Semenov para abrir o activo, dedicando o seu tento ao amigo Eriksen. E na segunda parte fechou a contagem, com o seu bis em apenas três remates. Contudo, a sua “performance” teve muito mais do que apenas os dois golos, em especial pela movimentação que empregou no seu futebol.
[ Os dois golos de Lukaku ali bem no cantinho ]

Um dos problemas com que os russos tiveram de lidar foi com o amplo raio de acção de Lukaku. O belga está um pouco por todo o lado, recuando à procura de bola, ou deambulando na frente de ataque à espera de uma passe em profundidade, antes de aplicar a sua velocidade e poder físico para ganhar as costas da defesa contrária.
[ Romelu somou 33 acções com bola, cinco na área contrária, mas não se limitou a zonas avançadas ]
A forma como fugiu às marcações da defesa russa assentou nesta mobilidade, aproveitando para, em diversas ocasiões, cair nas alas e permitir a Yannick Ferreira-Carrasco e a Dries Mertens flectir para o meio e surgirem eles próprios em zona de finalização (neste caso sem grande sucesso).
[ Os passes ofensivos valiosos de Lukaku ]

Quando não foi ele próprio a finalizar jogadas, Romelu foi também um fornecedor de futebol ofensivo. Ao todo somou quatro passes ofensivos valiosos, contribuindo para lances de perigo – bem como um passe para finalização -, ainda que não tenham sido aproveitados pelos colegas de equipa. E assim se fez a história se uma das exibições do dia.