Craque do Dia | Recital de Modrić em Hampden Park

-

Luka Modrić foi o escolhido dos GoalPointers para Craque do Dia, com 80,4% dos votos, após uma terça-feira na qual a Croácia garantiu o segundo lugar no Grupo D e o respectivo apuramento para os oitavos-de-final do EURO 2020. O médio tornou-se assim no primeiro jogador a receber a distinção sem ter sido MVP GoalPoint Rating.

Aliás, Modrić registou “somente” o terceiro rating mais elevado, um 6.8 que, contudo, reflecte uma exibição de grande nível. O jogador do Real Madrid manobrou todo o futebol da Croácia, como é seu hábito, com acções ofensivas e defensivas em quase todo o terreno, e com uma qualidade nas acções e nas decisões que não espanta ninguém.

GoalPoint-Croatia-Scotland-EURO-2020-Modric
Clique para ampliar

Luka fez um golo (e que golo, de “trivela”), no único remate enquadrado que somou na partida, fez também uma assistência e terminou com cinco passes ofensivos valiosos e oito passes aproximativos (com redução de distância para a baliza em pelo menos 25% e pelo menos dez metros), sendo o jogador, a par de Marcelo Brozović, com mais passes certos (82, correspondendo a 87% de eficácia global), incluindo sete longos em dez. Foi ainda o futebolista com mais acções com bola na partida, nada menos que 115.

[ As 115 acções com bola de Modrić ante a Escócia ]

GoalPoint-Luka-Modric-Croatia-Scotland-Touches-EURO2020
Clique para ampliar

[ À esquerda os 94 passes de Modrić, 82 certos, à direita os 8 passes aproximativos ]

Os anos não passam por ele

GoalPoint-Luka_Modrić_2020_vs_Luka_Modrić_2020-infog
Clique para ampliar

O craque do Real Madrid pode não ter a frescura de outros tempos, mas o seu futebol não perdeu nenhuma da sua qualidade, mantendo uma preponderância não só na Croácia, como no Real Madrid. Os “merengues” não tiveram a melhor das temporadas, mas Luka esteve sempre a um nível elevado, tanto na La Liga, como na Liga dos Campeões, com golos, assistências, qualidade no passe e, acima de tudo, uma grande inteligência.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.