Craque do Dia | Seferović, o “Ás” que derrubou a França ♠️

-

O facto de jogar em Portugal certamente contribuiu para que os GoalPointers tenham votado em peso em Haris Seferović (65,5%), na eleição do Craque do Dia do EURO 2020. Isto apesar do extraordinário GoalPoint Rating de 9.2 (o mais alto até agora na prova) de Paul Pogba nesse mesmo jogo, no qual a Suíça afastou a campeã do Mundo, a França, nas grandes penalidades.

O ponta-de-lança do Benfica bateu a concorrência do francês, mas também de Ferrán Torres, o MVP do electrizante Croácia-Espanha, jogo que terminou com oito golos e contribuiu fortemente para os 14 tentos que assistimos em apenas duas partidas esta segunda-feira. Um dia em cheio que mais parecia um Europeu de hóquei em patins.

Apesar de o rating do suíço não ter chegado sequer perto do de Pogba, a verdade é que o seu impacto no jogo foi verdadeiramente decisivo. Haris bisou na partida, com dois golos de cabeça, somando um total de três remates, dois deles enquadrados. Duelos aéreos ofensivos foram quatro os quais em que participou, tendo ganho dois (um deu golo), e ainda ajudou defensivamente, com quatro alívios.

[ As 38 acções com bola de Seferović ante a França ]

GoalPoint-Haris-Seferovic-France-Switzerland-Touches-EURO2020
Clique para ampliar

Aliás, o mapa de acções com bola do suíço mostra precisamente esse compromisso. Sendo ponta-de-lança, Seferović não se limitou a deambular por zonas ofensivas – uma característica que apresenta também pelas “águias” -, caindo muito nas alas e recuando para participar nos momentos de construção. Das 38 acções com bola que somou na partida, somente cinco aconteceram na área gaulesa.

Uma época muito positiva

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Haris-Seferović-infog
Clique para ampliar

Raras vezes Seferović foge à crítica de ser um avançado demasiado perdulário, tanto no clube lisboeta, como na própria selecção helvética, mas a verdade é que esta época tem estado em plano de evidência. Em Portugal fez 22 golos na Liga portuguesa, lutando até ao último instante pelo título de melhor marcador, que acabou nas mãos de Pedro Gonçalves, do Sporting. E no EURO 2020 já leva três golos, todos de bola corrida. Até onde irá Haris?

Se quiser conhecer os outros Craques do Dia, visite este link.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.