Craque do Dia | Zinchenko, o mágico ucraniano 🪄

-

No derradeiro dia dos oitavos-de-final do EURO 2020 assistiram-se a mais dois jogos emocionantes, um deles decidido nos últimos instantes do prolongamento. Falamos do Suécia-Ucrânia, que os homens de Leste venceram por 2-1. O MVP GoalPoint Ratings desse jogo, Oleksandr Zinchenko, realizou uma extraordinária exibição e os GoalPointers elegeram-no Craque do Dia, com 68,3% dos votos.

A Ucrânia fez História. Após estar em risco de afastamento na fase de grupos, tendo sido apurada como um dos melhores terceiros classificados, a formação orientada por Andriy Shevchenko conseguiu a proeza de se apurar para os “quartos” pela primeira vez na sua História, aproveitando a inferioridade numérica destes devido à expulsão do sueco Danielson, pela entrada dura sobre Besedin. Mas já antes, Zinchenko havia deixado a sua marca.

GoalPoint-Sweden-Ukraine-EURO-2020-MVP
Clique para ampliar

Aos 27 minutos, o ala do Manchester City arrancou um excelente vólei no lado esquerdo da área nórdica, abrindo o activo para os ucranianos. E no tal lance ao cair do pano realizou um cruzamento milimétrico para a cabeça de Dovbyk, que não enjeitou a ocasião para marcar. Zinchenko terminou ainda com quatro conduções aproximativas, quatro desarmes e dois bloqueios de passe/cruzamento.

[ Os 7 cruzamentos de Zinchenko, com extraordinários 3 eficazes, 1 para assistência ]

GoalPoint-Oleksandr-Zinchenko-Sweden-Ukraine-Crosses-EURO2020
Clique para ampliar

Além disso, o jogador de 24 anos foi um dos mais activos jogadores em campo e foi a alma e coração da Ucrânia. Ao todo somou 119 acções com bola, a maioria pelo flanco esquerdo, fazendo todo o corredor, em zonas defensivas e ofensivas. Um pulmão imenso que, ao mesmo tempo, confere uma qualidade técnica extra à formação do Leste europeu.

[ As 119 acções com bola de Zinchenko ]

GoalPoint-Oleksandr-Zinchenko-Sweden-Ukraine-Touches-EURO2020
Clique para ampliar

A ganhar espaço no City

GoalPoint-Oleksandr_Zinchenko_2019_vs_Oleksandr_Zinchenko_2020-infog
Clique para ampliar

Zinchenko é produto das escolas do Shakhtar Donetsk, somando passagem pelo Ufa antes de ser contratado pelo City em 2016/17, por €2M. Nessa mesma temporada esteve emprestado ao PSV, dos Países Baixos, regressando em seguida para nunca mais sair. O ucraniano está há quatro épocas no emblema inglês, assumindo um cada vez maior protagonismo, como lateral-esquerdo com grande capacidade ofensiva.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.