Crise na Luz? Seis soluções por 15 milhões

Ainda será cedo para conclusões mas tudo indica que os "encarnados" não encaram este defeso com os recursos financeiros de outros tempos. Partindo deste cenário ensaiamos seis soluções para um Benfica competitivo em 2014/15, com base num orçamento conservador para o histórico das "águias".

O mercado ainda está longe do seu fecho mas Jesus enfrenta já um desafio de reconstrucção de dimensões consideráveis (foto: leftly/Shutterstock)
O mercado ainda está longe do seu fecho mas Jesus enfrenta já um desafio de reconstrucção de dimensões consideráveis (foto: leftly/Shutterstock)

Imagine o seguinte cenário, que poderá não distar muito da realidade: por contingências diversas o Benfica ataca a época 2014/15 com surpreendentes constrangimentos financeiros. Mas os “encarnados” não quererão abdicar da sua estratégia de valorização de activos através do rendimento desportivo e muito menos estarão dispostos a prescindir facilmente do lugar cimeiro conquistado na época anterior.

Ao olhar para as limitações que o actual plantel do SL Benfica apresenta após as saídas de jogadores como Garay, Oblak, Rodrigo ou mesmo Markovic, não resistimos a fazer um exercício sobre possíveis reforços que Jorge Jesus poderia recrutar com um hipotético  e “conservador” orçamento de 15 milhões de euros.

Realizámos a nossa análise com base em parâmetros como o valor de mercado do jogador, Liga de proveniência, idade, características técnico-tácticas, morfologia física, estrutura mental e potencial. Assim, e olhando para as lacunas mais evidentes do Benfica, na nossa opinião, procurámos as seguintes posições para os “encarnados”: um defesa-direito; um “trinco”, um médio box-to-box, um médio-ofensivo para o eixo central, um extremo e um avançado.

 

Defesa-direito: Deandre Yedlin

 

Yedlin, aqui pela selecção norte-americana (foto: Photo Works/Shutterstock)
Yedlin, aqui pela selecção norte-americana (foto: Photo Works/Shutterstock)

Idade: 21
Peso: 73kg
Altura: 1,76m
Posição: DD
Valor de mercado (aprox.): 250 mil euros
Clube (Liga): Seattle Sounders FC (MLS, EUA)

Jogador que no Campeonato do Mundo de 2014 foi suplente utilizado na posição de defesa-direito e que revelou, apesar dos seus 21 anos, estar mais que preparado para competir ao mais alto nível.

Destaca-se sobretudo pela sua vocação ofensiva, mas que a nível defensivo é bastante competente. Seria sem dúvida um jogador para lutar pela titularidade no SL Benfica esta época, e que podia beneficiar bastante na capacidade que Jorge Jesus tem de trabalhar os jogadores jovens.

Médio-defensivo: Hajime Hosogai

 

Hosogai joga desde 2011 na Alemanha com passagens pelo Leverkusen, Augsburg e Hertha (foto: CC)
Hosogai joga desde 2011 na Alemanha com passagens pelo Leverkusen, Augsburgo e Hertha (foto: CC)

Idade: 28
Peso: 68kg
Altura: 1,77m
Posição: MD, MC
Valor de mercado (aprox.): 3,5 milhões de euros
Clube (Liga): Hertha Berlim SC (1. Bundesliga, Ale)

Atleta que actua preferencialmente como “trinco” (adapta-se tanto a um sistema de jogo onde actua sozinho à frente dos defesas tal como a um sistema táctico que use um duplo pivô). Tem 28 anos e mede cerca de 1,77m. Apesar de não ser muito alto, este japonês encarna na perfeição a mentalidade nipónica e nota-se no seu jogo uma enorme entrega e raça.

É um médio muito completo, uma vez que, apesar de ser excelente a recuperar a bola, é também um jogador que consegue construir jogo devido à sua enorme inteligência e qualidade de passe.