Crise na Luz? Seis soluções por 15 milhões

-

O mercado ainda está longe do seu fecho mas Jesus enfrenta já um desafio de reconstrucção de dimensões consideráveis (foto: leftly/Shutterstock)
O mercado ainda está longe do seu fecho mas Jesus enfrenta já um desafio de reconstrucção de dimensões consideráveis (foto: leftly/Shutterstock)

Imagine o seguinte cenário, que poderá não distar muito da realidade: por contingências diversas o Benfica ataca a época 2014/15 com surpreendentes constrangimentos financeiros. Mas os “encarnados” não quererão abdicar da sua estratégia de valorização de activos através do rendimento desportivo e muito menos estarão dispostos a prescindir facilmente do lugar cimeiro conquistado na época anterior.

Ao olhar para as limitações que o actual plantel do SL Benfica apresenta após as saídas de jogadores como Garay, Oblak, Rodrigo ou mesmo Markovic, não resistimos a fazer um exercício sobre possíveis reforços que Jorge Jesus poderia recrutar com um hipotético  e “conservador” orçamento de 15 milhões de euros.

Realizámos a nossa análise com base em parâmetros como o valor de mercado do jogador, Liga de proveniência, idade, características técnico-tácticas, morfologia física, estrutura mental e potencial. Assim, e olhando para as lacunas mais evidentes do Benfica, na nossa opinião, procurámos as seguintes posições para os “encarnados”: um defesa-direito; um “trinco”, um médio box-to-box, um médio-ofensivo para o eixo central, um extremo e um avançado.

 

Defesa-direito: Deandre Yedlin

 

Yedlin, aqui pela selecção norte-americana (foto: Photo Works/Shutterstock)
Yedlin, aqui pela selecção norte-americana (foto: Photo Works/Shutterstock)

Idade: 21
Peso: 73kg
Altura: 1,76m
Posição: DD
Valor de mercado (aprox.): 250 mil euros
Clube (Liga): Seattle Sounders FC (MLS, EUA)

Jogador que no Campeonato do Mundo de 2014 foi suplente utilizado na posição de defesa-direito e que revelou, apesar dos seus 21 anos, estar mais que preparado para competir ao mais alto nível.

Destaca-se sobretudo pela sua vocação ofensiva, mas que a nível defensivo é bastante competente. Seria sem dúvida um jogador para lutar pela titularidade no SL Benfica esta época, e que podia beneficiar bastante na capacidade que Jorge Jesus tem de trabalhar os jogadores jovens.

Médio-defensivo: Hajime Hosogai

 

Hosogai joga desde 2011 na Alemanha com passagens pelo Leverkusen, Augsburg e Hertha (foto: CC)
Hosogai joga desde 2011 na Alemanha com passagens pelo Leverkusen, Augsburgo e Hertha (foto: CC)

Idade: 28
Peso: 68kg
Altura: 1,77m
Posição: MD, MC
Valor de mercado (aprox.): 3,5 milhões de euros
Clube (Liga): Hertha Berlim SC (1. Bundesliga, Ale)

Atleta que actua preferencialmente como “trinco” (adapta-se tanto a um sistema de jogo onde actua sozinho à frente dos defesas tal como a um sistema táctico que use um duplo pivô). Tem 28 anos e mede cerca de 1,77m. Apesar de não ser muito alto, este japonês encarna na perfeição a mentalidade nipónica e nota-se no seu jogo uma enorme entrega e raça.

É um médio muito completo, uma vez que, apesar de ser excelente a recuperar a bola, é também um jogador que consegue construir jogo devido à sua enorme inteligência e qualidade de passe.

Miguel Pontes
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR