Daniel Bragança em Barcelos: “quem é este puto pá?”

-

Finda a reviravolta leonina em Barcelos, a reacção de satisfação dos adeptos do clube era viral, nas redes. Seba Coates, tantas vezes criticado pelos seus (e outras tantas destacado pelos nossos analytics, para incompreensão de muitos), era eleito o incontornável herói da reviravolta, mas outro nome o acompanhava, nas menções, elogios e até na expressão de curiosidade dos adeptos “verde-e-brancos”: Daniel Bragança.

O statscard de Daniel Bragança foi até mais viral do que o do MVP Coates, isto apesar do erro de texto. É que Daniel Bragança já na primeira volta havia saltado do banco para ajudar a virar um resultado negativo, contra o mesmíssimo adversário, e até com influência mais directa no marcador, ao somar a sua primeira e única assistência nos 175 minutos que Rúben Amorim já lhe concedeu na Liga 20/21. E o efeito “talismã” que os adeptos começam a apontar a Bragança não se fica por aí: o médio também saiu do banco aos 85 minutos da meia-final da Allianz Cup, frente ao Porto, a tempo de ver Jovane Cabral virar o resultado a favor do “leão”.

Um clássico “Alcochete kid”

Daniel Santos Bragança é um produto genuíno da Formação leonina. O médio-centro integra os quadros do Sporting desde 2007/08 e foi de “leão ao peito” que passou toda a sua fase de “Academia”, até chegar aos Sub-23 em 2018/19, época em que ainda representou o Farense, seguindo-se o Estoril na época passada, paragens onde somou minutos, experiência e até golos (seis, no total das duas experiências). Esta terça-feira voltou a mostrar sinais de que está plenamente apto a constituir uma opção sólida na (não assumida) corrida leonina ao título. O que fez em campo? É isso que iremos mostrar, já em seguida, recorrendo às nossas ferramentas.

O que jogou Bragança em Barcelos?

Passavam 54 minutos da partida quando Rúben Amorim decidiu colocar Bragança no encontro, numa fase em que os “leões” procuravam lançar as bases para a recuperação que, mais tarde, viriam a consumar. O médio rendia o “amarelado” Matheus Nunes, cujo desempenho (exemplo: 6/6 dribles eficazes) o colocava, na altura, como o melhor GoalPoint Rating da partida. Herança pesada… que não assustou Daniel: o natural de Fazendas de Almeirim fechou o jogo com o quinto melhor GPR.

[ Os mapas de acções e passes de Daniel Bragança nos 37 minutos de jogo que somou em Barcelos ]

O médio terminaria a partida perdendo apenas duas das 22 posses que acumulou, o que ganha relevância tendo em conta que pisou o relvado numa fase em que se exigia mais velocidade e risco na decisão. As falhas? Dois passes e apenas um em zona mais evitável, já no seu meio-campo. O resto constitui um “cv” promissor à atenção de Amorim, no qual se incluem 13 passes certos, dois deles considerados ofensivos valiosos (para os últimos 25m mais próximos da baliza adversária), e um para finalização de um colega. Pendular.

[ os dribles (todos eficazes) e as recuperações de posse de Bragança, frente ao Gil ]

Porém, Daniel não se mostrou apenas no passe. O jovem finalizou com sucesso os três dribles que ensaiou, todos bem dentro do meio-campo defensivo adversário e acumulou quatro recuperações de posse, curiosamente quase todas na mesma zona onde venceu os dribles, acções que contribuíram para a “asfixia” que o “leão” sabia ser essencial à viragem do resultado adverso.

Pelo caminho, Bragança ainda somou um remate (bloqueado), um duelo aéreo ofensivo ganho (à entrada da área gilista) e duas acções defensivas, ambas bloqueios de passe e as duas consumadas já no meio campo defensivo dos “galos”.

[ O desempenho acumulado de Daniel Bragança na Liga NOS até ao momento ]

Clique para ampliar

Mais um teste, mais um Bragança a oferecer sinais do tipo de “realeza” que adeptos (e treinador) valorizam. O que se seguirá? Não sabemos, mas seja o que for cá estará o nosso Antunes para medir, mapear e partilhar.

Profissional de Futebol? Então isto interessa-lhe

GoalPointPro-trim2A GoalPointPro é a unidade da GoalPoint Partners que presta serviços a clubes, agentes, treinadores, jogadores e outras entidades ligadas ao Futebol profissional, nacional e internacional.
Contacte-nos para [email protected], ou visite esta página para saber mais.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.