De Bruno Fernandes aos carrascos Haller e “Saná”: os líderes da Champions do golo

-

A fase de grupos da Champions League 2021/22 está a meio, altura que já nos permite olhar para os muitos jogos já disputados nestas três jornadas e identificar alguns Tops individuais relevantes, que vão destacando jogadores em forma na prova. Neste contexto, reunimos dez momentos importantes das partidas, variáveis que costumam ter um peso grande nos resultados finais e fomos saber quem os lideram. Alguns não são surpresa nenhuma, como o português Bruno Fernandes.

[ Dez Tops individuais da época da Liga dos Campeões ]

GoalPoint-Tops-Jornada-3-Champions-League-202122-2-infog
Clique para ampliar

Bruno a arrasar no passe para remate

Para começar olhamos de imediato para Bruno Fernandes. O médio português vai mantendo uma qualidade enorme numa das suas principais características, o passe – e não só, como poderemos ver mais à frente. Os seus números continuam a responder com superioridade aos críticos que ainda persistem em apontar-lhe isto ou aquilo, mas parece mesmo embirração, porque os desempenhos não enganam.

[ Consegues descobrir as 3 diferenças? ]

O jogador dos “Red Devils” lidera em números absolutos de passes para finalização (mapa de cima à esquerda), com 13, mas também nos realizados de bola corrida (à direita), nada menos que dez. Nos totais soma mais três que os segundos posicionados: Vinícius Júnior (Real Madrid), Douglas Santos (Zenit), Dušan Tadić (Ajax), Maycon Andrade (Shakhtar) e Dani Parejo (Villarreal), sendo que soma menos minutos que todos eles. Nos passes para remate de bola corrida, apenas Vinícius iguala o português, com dez, mas fê-lo em 268 minutos, mais 20 em campo que Bruno. Vamos agora a outras variáveis, mas já voltaremos a falar do português.

[ Só contra a Atalanta, Bruno fez 8 “key passes” ]

Carrasco do Sporting em alta

Os adeptos do Sporting ainda se recordarão, com uma certa indisposição, dos quatro golos que Sébastien Haller marcou em Alvalade pelo Ajax na primeira jornada. Pois é, o costa-marfinense não só lidera em golos (6) – e até nos GoalPoint Ratings, com 8.35 -, como também nos Expected Goals (xG) que acumula, que se cifram em 5,4 – na prática tem mais um golo do que seria esperado nesta altura da prova.

[ Os remates de Haller, a amarelo os golos, azuis os restantes enquadrados, quanto maiores os pontos, maiores os xG ]

GoalPoint-Sébastian-Haller-Ajax-Shots-xG-J3-UCL-202122
Clique para ampliar

Ainda no que ao tema xG diz respeito, é outro o jogador que lidera no aproveitamento acima do esperado nos remates que faz. O francês Christopher Nkunku, do Leipzig, tem quatro golos em nove remates realizados, e com um saldo positivo de 2,0 golos esperados. Já no polo oposto surge um jogador que está a viver momentos de menor fulgor no Manchester City. Raheem Sterling regista oito remates, com um xG de 1,9, e zero golos marcados, pelo que está a dever dois tentos a Pep Guardiola.

A época incrível de Mahrez

O argelino Riyad Mahrez está a realizar uma época extraordinária no Manchester City e, na visita ao Club Brugg,e fez mais dois golos, somando já três na Liga dos Campeões 21/22. O extremo é, nesta altura, o jogador com mais remates acumulados, nada menos que 16, mais um que o também sensacional Karim Benzema. De bola corrida, Mahrez leva dez disparos, menos três que Sébastian Haller e menos dois que Vinícius Júnior.

[ Os 16 remates de Mahrez, golos a amarelo, a azul os outros cinco enquadrados ]

GoalPoint-Riyad-Mahrez-Manchester-City-Shots-J3-UCL-202122
Clique para ampliar

O primeiro português nos remates é Cristiano Ronaldo, com 12, sendo oito deles de bola corrida, menos um que o melhor luso neste último capítulo, o sportinguista Paulinho, que regista nove disparos desta forma.

Por falar em carrascos…

Se Haller foi, como referimos anteriormente, o carrasco do Sporting, o do Benfica, na goleada de 4-0 sofrida ante o Bayern, também surge neste top. O jogador com mais assistências na Liga dos Campeões 2021/22 é, neste momento, o alemão Leroy Sané. Esta quarta-feira, no Estádio da Luz, fez mais uma – depois de ele mesmo ter feito dois golos -, mas a presença do germânico aqui prende-se mais com os minutos de utilização.

Anteriormente referimos que Bruno Fernandes viria novamente à baila, e é chegada a hora. Além de Sané há mais dois atletas com três assistências, sendo o português um deles, e o outro é o brasileiro Cristiano Silva, do Sheriff. Podem achar que são apenas detalhes, mas Sané fez os três passes para golo em 247 minutos, menos um que Bruno Fernandes e menos 23 que Cristiano (o do Sheriff, calma).

[ As 3 assistências de Sané e Bruno Fernandes ]

O médio internacional português iguala, ou aproxima-se, outro jogador deste top noutras duas variáveis. O neerlandês Steven Berghuis é o jogador com mais ocasiões flagrantes criadas (4) e Expected Assists (xA), que chegam a 2,0 – embora some só uma assistência. Bruno Fernandes também regista quatro flagrantes criadas, mas fê-lo em 248 minutos, enquanto o jogador do Ajax atingiu essa marca em 212. Nos xA, Berghuis lidera por muito pouco, com o médio do United a registar 1,9 – equivalentes a apenas menos três décimas.

[ As 4 flagrantes criadas por Berghuis e as 4 de Bruno Fernandes ]

Estamos apenas a meio da fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada, mas começam já a definir-se tendências individuais importantes, com alguns nomes já esperados, outros nem por isso. Os números vão mudando e nós estaremos aqui para o manter actualizado sobre os melhores desempenhos individuais e colectivos.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.