Desempenho: Robben é o mais rápido mas longe de Bolt

Ligas italiana, francesa e portuguesa não têm nenhum dos futebolistas mais velozes do Mundo; Cristiano Ronaldo é o sexto mais rápido, mas Usain Bolt é de outro campeonato.

O avançado holandês Arjen Robben superou a marca que pertencia ao inglês Theo Walcott como o futebolista mais veloz do Mundo. O registo alcançado no sprint em que ultrapassou Sérgio Ramos, no confronto frente à Espanha, na primeira jornada da fase de grupos do Mundial do Brasil 2014, superou as anteriores marcas.

De acordo com as estatísticas oficiais da FIFA, Arjen Robben alcançou uma velocidade de 37 km/h, a mais alta que se registou a um jogador de futebol.

Na lista dos oito mais rápidos do Mundo, sem nenhum jogador defensivo, estão dois jogadores do Real Madrid e outros dois do Manchester United, sendo que apenas o holandês do Bayern não pertence às Liga de Espanha ou Inglaterra.

Clique na imagem para ler em detalhe (foto: CC / Infografia: GoalPoint)
Clique na imagem para ler em detalhe (foto: CC / Infografia: GoalPoint)

Estes oito futebolistas, por mais velozes que sejam, estão muito longe do homem mais rápido do Mundo. A marca de Usain Bolt de 9,58 segundos na corrida de 100 metros durante o Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009, é o actual recorde do Mundo.

Segundo cálculos dos cientistas da revista especializada European Journal of Physics, tudo se explica com a potência e energia que Bolt emprega para superar a resistência do ar, sustentada no seu caso por uma estatura invulgar de 1,95 metros.

De acordo com o modelo matemático utilizado, o tempo de 9,58 segundos nos 100 metros, que Bolt conseguiu em Berlim, foi alcançado com uma velocidade de 12,2 metros por segundo, equivalente a 44 km/h. E neste particular, convém esclarecer que Arjen Robben, para atingir 37 km/h, não correu de forma continuada, nem pouco mais ou menos 100 metros, mas também é verdade que correu com a bola à sua frente e dominada.