No jogo que encerrou a segunda jornada da Liga NOS 2015/15, Suk Hyun-Jun resolveu presentear os adeptos com um bis, na goleada por 4-0 do Vitória FC frente à Académica de Coimbra. Mas de onde surgiu este avançado que já conhece como poucos os relvados portugueses? O coreano de 24 anos, com 1,90m e 83 kg, chegou à Europa pelas mãos do histórico Ajax, oriundo do Yongin City FC, na época de 2009/10. Andou pela Holanda (Groningen) até vir a meio da época de 2012/13 para o Marítimo, ainda com Pedro Martins no comando dos insulares. Seguiu-se uma ida para as “arábias” (Al-Ahli) e o regresso à Madeira, desta vez para o Nacional, já na temporada passada. Acabou por rumar ao Vitória de Setúbal a meio da época, ajudando a equipa a garantir a manutenção na Liga. Agora aparece em grande, já sob o comando de Quim Machado.

Destaque 2015/16 - Suk- J2
Clique na infografia para ampliar (foto: J. Trindade infografia: GoalPoint)

Suk é um ponta-de-lança com características muito interessantes. Forte e explosivo, possui capacidade para ser uma dor de cabeça constante para os defesas. Ganha muitos duelos aéreos fruto da sua altura e robustez, aliando a isso alguma capacidade técnica. Leva já dois golos e duas assistências esta temporada (uma novidade, visto que só tinha uma em toda a carreira como sénior). Apresentando como registo em Portugal 52 jogos e 16 golos, tem em média um tento por cada 363 minutos.

Titular indiscutível na equipa do Sado, Suk promete voltar em grande e mostrar toda a sua força. Apesar da tremenda qualidade demonstrada, releva-se um jogador que passa pouco tempo em cada clube. A estabilidade será um factor essencial para o seu processo de crescimento. Começa bem e a dar espectáculo, pronto a ajudar a equipa de Quim Machado a ter uma época menos atribulada que a anterior.