ABélgica “ofereceu” a primeira parte ao adversário, mas o brilhantismo dos seus suplentes resolveu a questão no segundo tempo, somando a segunda vitória nos dois primeiros jogos do Europeu pela primeira vez na sua história e garantindo um lugar nos “oitavos”. Já os dinamarqueses, que não ganham na competição desde 2012 e nunca tinham perdido após estar em vantagem ao intervalo, falharam na missão de ganhar por Eriksen e ficam praticamente sem margem para sonhar com o apuramento.

“Arrastão” viking surpreende “diabos “vermelhos”
A Dinamarca protagonizou uma entrada em jogo absolutamente arrasadora, com Poulsen a marcar logo aos dois minutos, aquele que foi o golo mais rápido desta edição do Europeu até ao momento e segundo mais rápido de sempre. Apanhados de surpresa, os belgas perderam de forma clara em todos os aspectos na primeira parte (menos nos cantos e na posse de bola, ainda que com vantagem residual), destacando-se os nove desarmes sofridos, quatro deles no seu meio-campo, e as também nove posses perdidas no seu terço defensivo.
🇪🇺🏆 30' | 🇩🇰 Dinamarca 1-0 Bélgica 🇧🇪
Início a todo o gás da Dinamarca, já com 7 remates contra 1 dos belgas#EURO2020 #DENBEL #DEN #BEL pic.twitter.com/kCvkoYpeqE
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
🇪🇺🏆 INTERVALO | 🇩🇰 Dinamarca 1 – 0 Bélgica 🇧🇪
Tremenda exibição dinamarquesa, certamente para dedicar a Eriksen, ante belgas atarantados 💥
Todos os ratings no final em https://t.co/FxNPtrYW4U#EURO2020 #DENBEL #DEN #BEL#EntraNoEURO pic.twitter.com/H5GOclMYp0— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
🇩🇰 Dinamarca 1-0 Bélgica 🇧🇪
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Pierre-Emile Højbjerg #DEN 6.7 🔝
🥈 Yurary Poulsen #DEN 6.2
🥉 Joakim Mæhle #DEN 6.0
🔻 Jason Denayer #BEL 3.7#EURO2020 #DENBEL #EUROTotoRating #RatersGonnaRate pic.twitter.com/tltYhR2YKl— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
🇪🇺🏆 INTERVALO | 🇩🇰 Dinamarca 1 – 0 Bélgica 🇧🇪
A tarde má da #BEL em Copenhaga:
– 9 desarmes sofridos, 4 já no seu meio-campo (mapa esquerda)
– 9 posses perdidas ainda no terço defensivo (mapa direita)#EURO2020 #DENBEL #DEN #BEL#EntraNoEURO pic.twitter.com/xadPBhjr8h— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
A tendência manteve-se nos segundos 45 minutos, mas um aspecto acima de todos os outros fez a diferença: as mexidas operadas por Roberto Martínez. De Bruyne, Witsel e Eden Hazard trouxeram a magia e, principalmente, a eficácia ofensiva que estava a faltar aos belgas, que voltaram a ser cilindrados em termos estatísticos (seis remates contra 21, oito acções na área adversária contra 33 ou quatro acções defensivas no meio-campo contrário para 17 dos dinamarqueses), mas foram mais competentes no parâmetro essencial do futebol: o golo.
[ Os centrais belgas gostam mesmo de trocar a bola entre si… ]

O MVP GoalPoint👑
Só fez 45 minutos… que valeram por 180. A recuperar de lesão, Kevin de Bruyne entrou ao intervalo para dar à Bélgica a acutilância e mestria técnica que lhe estava a faltar no primeiro tempo e cumpriu o objectivo na perfeição: às duas ocasiões flagrantes criadas (uma das quais resultou na assistência para o golo que iniciou a reviravolta belga) juntou dois remates enquadrados (um deles o golo da vitória) e ainda uma eficácia de drible de 100 por cento (cinco tentativas, todas bem sucedidas), resultando num GoalPoint Rating de 7.9.
🇩🇰 Dinamarca 🆚 Bélgica 🇧🇪
Melhor em campo? ⭐️#EURO2020 #DENBEL #DEN #BEL #EUROTotoRating #RatersGonnaRate
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
😲 I N C R Í V E L 😲
Avalia esta jogada sensacional 👇#sporttvportugal #EURO2020 #UEFA #Denmark #Belgium #Lukaku #DeBruyne #KDB #Hazard pic.twitter.com/4AuOlCkfGt
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) June 17, 2021
Outros GoalPoint Ratings 🔺🔻
Destaques da Dinamarca:
Højbjerg 7.8 – A assistência para o segundo golo mais rápido da história dos Europeus foi apenas o primeiro de quatro passes para finalização do médio, que se destacou igualmente nas tentativas de drible (cinco, todas bem sucedidas) e nas recuperações de posse (oito). Foi ainda quem somou mais acções com bola (98).
Maehle 6.8 – O lateral-esquerdo dinamarquês destacou-se pela apetência ofensiva, somando três remates (dois enquadrados) e quatro passes para finalização, sendo igualmente o jogador com mais cruzamentos da partida (quatro, dois eficazes) e recuperações de posse (dez).
Damsgaard 5.9 – O menino de 20 anos foi um verdadeiro quebra-cabeças para a defesa belga, totalizando sete tentativas de drible (cinco bem sucedidas) e três remates, mas também quatro acções defensivas no meio-campo adversário.
🇪🇺🏆 53' | 🇩🇰 Dinamarca 1-0 Bélgica 🇧🇪
Damsgaard com 5 dribles eficazes, 3 deles sobre Tielemans, nos primeiros 50 minutos#EURO2020 #DENBEL #DEN #BEL pic.twitter.com/v148Q1bF8I
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
Destaques da Bélgica:
Courtois 6.9 – Com quatro defesas, três das quais a remates desferidos dentro da área belga (e dois a menos de oito metros), o guarda-redes do Real Madrid foi um dos principais responsáveis pela vitória dos “diabos vermelhos”.
Vertonghen 5.9 – O central do Benfica e capitão da Bélgica foi o atleta com mais duelos aéreos defensivos ganhos em todo o jogo (três), registando ainda seis alívios e dois bloqueios de remate.
Eden Hazard 5.4 – A outra arma secreta lançada no segundo tempo: 33 minutos em campo chegaram para fazer a assistência para o golo da vitória, a sua quinta em Europeus – no ranking absoluto já só perde para o lendário chego Karel Poborsky, com seis.