O argelino Islam Slimani deixou o Sporting CP, para reforçar o campeão de Inglaterra, Leicester City, a troco de €30M. O goleador deixa saudades em Alvalade, onde foi crónico melhor marcador da equipa, após chegar em 2013/14. Marcou 48 golos em 84 jogos, só na Liga portuguesa, pelo que substituir Slimani não será tarefa fácil.

O Sporting pensa ter encontrado a solução na Bundesliga, na forma de dois holandeses: Bas Dost e Luc Castaignos. Mas quem são estes dois avançados? Serão eles capazes de fazer esquecer Slimani? Valerão os dois por um? Será algum deles melhor que o argelino? Só com o decorrer da época poderemos responder a essa questão, mas podemos, desde já, olhar para o desempenho dos dois reforços na época passada e compará-los com Islam. Que características os distinguem?

Para voar sobre os centrais

À vista salta, em primeiro lugar, a compleição física de Bas Dost. O internacional holandês, de 27 anos, não teve uma época de 2015/16 tão profícua como a anterior, na qual fez 16 golos em 21 encontros da Liga alemã, mas as suas características são distintivas. O seu 1,96m de altura induz a ideia de que, pelo ar, é capaz de “voar sobre os centrais”, e de facto Dost é perigoso neste tipo de lance. Cerca de 50% dos seus remates na temporada transacta foram de cabeça e ganhou 55% dos duelos pelo ar.

Este pormenor, e o facto de ter caído apenas 0,8 vezes em fora-de-jogo, aponta Bas Dost como um avançado essencialmente de área, com uma apetência para acorrer a cruzamentos e quase nunca para surgir em velocidade nas costas adversárias. E quando a bola lhe surge, tem uma eficácia de remate assinalável, 20%, contra os 23% que Slimani registou na época transacta nos “leões”. Slimani que, por seu turno, caiu 1,6 vezes em “offside” por cada 90 minutos, algo que demonstra bem a natureza do futebol de ambos. Têm estilos distintos, o holandês é bem mais fixo que Slimani, mas têm pontos de contacto, nomeadamente a eficácia dentro da área.

GoalPoint-Sporting-CP-Reforcos-Liga-NOS-201617-Bas-Dost-Luc-Castaignos-infog
Clique para ampliar

Segundo ponta-de-lança em equação?

Sabe-se que Jorge Jesus privilegia o 4-4-2. Assim sendo, e após a ausência da dupla de atacantes da época passada (Slimani e Teo), não será grande surpresa se o treinado forçar a utilização dos dois holandeses, com Castaignos nas costas de Dost. É, claro, uma tentativa de adivinhação, mas esta ideia surge ao olhar para as características do jogador que na época transacta jogou no Eintracht Frankfurt.

Apenas quatro golos e uma assistência em 19 partidas (948 minutos) na Bundesliga não é grande cartão-de-visita. O jogador de 23 anos tarda em dar o salto qualitativo que há muito promete, mas tem características que agradam a Jorge Jesus. O treinador gosta de ter envergadura física nas suas equipas e Castaignos, apesar da sua mobilidade e técnica individual, tem 1,88m. Pode, assim, constituir também um perigo pelo ar, mas não tanto quanto o seu compatriota. 24% dos seus remates foram de cabeça e ganhou 40% dos duelos pelo ar, pelo que são outros os seus predicados. Conseguiu 1,3 dribles eficazes, bem mais que Slimani (0,5) e Dost (0,3), sofreu 1,4 faltas por 90 minutos – o que o aproxima das características de mobilidade de Slimani – e apresentou uma taxa de eficácia de remate de 24%, praticamente igual à do próprio argelino.

Variedade de opções

É evidente que, agora, Jesus tem uma maior e melhor variedade de características para a frente de ataque. Capacidade na grande área e no jogo aéreo, mobilidade e bom drible, entendimento natural entre dois jogadores com a mesma nacionalidade. E quando quiser tem ainda Bryan Ruiz, Alan Ruiz e Joel Campbell para fazer o papel de segundo avançado.

Bas Dost parte na pole position no que toca a conseguir um lugar de imediato. É de todas as opções aquela que mais se aproxima de Slimani e a equipa não deverá estranhar a presençã do gigante. Quanto a Castaignos, será provavelmente a alternativa natural ao seu compatriota, apesar de também com ele poder fazer parelha nos jogos que se apresentem mais complicados.

Confira as análises a outros reforços do Sporting para 2016/17:

⚽ André
⚽ Joel Campbell
⚽ 
Marcelo Meli

 Alan Ruiz