À medida que o campeonato vai avançando, a tendência é para que a queda de recordes comece a ser menos frequente. No entanto, os últimos dias têm contrariado essa ideia. Após Maxi Pereira ter batido o recorde de cruzamentos eficazes no jogo contra o Chaves, esta quarta-feira caíram mais dois na Luz.

Num jogo em que Rui Costa e a sua equipa de arbitragem estiveram no centro das atenções em alguns momentos, o que não se disse e escreveu foi que também estiveram no centro de dois recordes.

O primeiro, e mais volumoso, foi batido por Rúben Ribeiro, igualando, inclusivamente, o máximo europeu até ao momento. O médio-ofensivo sofreu um total de oito faltas na partida e juntou-se a nove jogadores que já o tinham conseguido esta época, nos seis principais campeonatos da Europa. Neymar (Barcelona), Petros (Betis de Sevilha) e Harit (Nantes) até já o tinham feito por duas vezes.

Rúben subiu assim ao “top 10” europeu de jogadores que são mais vezes carregados em falta a cada 90 minutos, ranking esse que tem mais dois portugueses.

#JogadorEquipaFaltas sofridas / 90m
1LezcanoIngolstadt5,4
2NeymarBarcelona4,6
3Pedro SantosBraga4,2
4HaritNantes4,0
5ArnoldWolfsburg3,9
6Rúben RibeiroRio Ave3,9
7Bruno GamaDeportivo3,8

Mínimo de 745 minutos jogados nas seis principais Ligas europeias
Fonte: GoalPoint / Opta

O avançado paraguaio Darío Lezcano, que sofreu pelo menos uma falta em todos os jogos que alinhou esta época, é o líder destacado desta tabela, que tem em Pedro Santos o líder da Liga NOS.

Mas houve outro jogador do Rio Ave que entrou nos registos desta época à custa dos apitos que ouviu. O cabo-verdiano Heldon, emprestado pelo Sporting aos vila-condenses, caiu quatro vezes em situação de fora-de-jogo, algo que ainda não tinha acontecido esta época.

Só cinco jogadores tinham sido apanhados três vezes no mesmo jogo, um deles o próprio Heldon. Mesmo assim, o extremo aparece apenas na 29ª posição a nível europeu, no ranking dos jogadores que mais fazem levantar a bandeirola.

#JogadorEquipaForas-de-jogo / 90m
1CavaniParis SG2,3
2SuárezBarcelona2,0
3ModesteKoln1,9
4MenezBordeaux1,9
5CórdobaMainz1,9
7KaramanosFeirense1,5
18MaregaVit. Guimarães1,3
29HeldonRio Ave1,2

Mínimo de 745 minutos jogados nas seis principais Ligas europeias
Fonte: GoalPoint / Opta

Edinson Cavani é o líder destacado, ele que só por uma vez esta época (em Toulouse) conseguiu jogar 90 minutos sem nunca ser apanhado em fora-de-jogo.