Dost 🆚 Depoitre | A estreia dos “pinheiros” 🌲

Estrearam-se como titulares na mesma jornada e com influência directa nos golos das suas equipas, mas que outras indicações deixaram os dois pinheiros do Benelux?

O Sporting e o Porto reforçaram esta época a sua frente de ataque com aquilo a que Paulo Sérgio chamou um dia de “pinheiro”. Bas Dost veio para o lugar de Slimani e até se cotou como a transferência mais cara da história dos “leões”, enquanto Depoitre chegou, mais em conta, como alternativa a André Silva.

Quis o “destino” que ambos se estreassem a titulares na mesma jornada e em vitórias “gordas” caseiras de expressão idêntica, daí fazer (ainda mais) sentido comparar os desempenhos estatísticos de ambos.

Bas Dost marcou, Depoitre assistiu, mas não deixa de ser curioso que tenha sido o belga a obter o melhor GoalPoint Rating, curiosidade essa que termina quando olhamos as restantes variáveis de desempenho de ambos.

Liga NOS 2016/17 | Bas Dost vs Laurent Depoitre | Jornada 4
Clique para ampliar

O próprio Jorge Jesus referiu que Bas Dost ainda precisa de um maior entrosamento com a equipa e isso reflecte-se na quantidade de vezes que o holandês tocou na bola, 24. Uma diferença curta para Depoitre, mas que ainda assim significa em média 39 segundos a mais até ter contacto com a “redondinha”.

A maior diferença no entanto esteve nos duelos aéreos. Enquanto Depoitre foi ao choque em cinco ocasiões e ganhou-as todas, Bas Dost esteve mais retraído e nem sequer disputou bolas aéreas com qualquer adversário. O resto das variáveis indica uma maior versatilidade de Depoitre nas suas acções enquanto Dost se apresentou mais como homem de área puro.

Veremos se os próximos jogos confirmam as tendências.

Confira também a análise e ratings completos dos desafios Sporting CP 🆚 Moreirense e FC Porto 🆚 Vitória SC.