“Dragão” sem fogo em Alvalade vale recorde negativo 📉

-

Sérgio Conceição queixa-se da pouca sorte em Alvalade, mas a produção portista no mais recente “clássico” revela um número “assassino” para quem tenha outra ideia que não seja a de que os “dragões” quase não compareceram na segunda mão da meia-final: o FC Porto saiu de 120 minutos de futebol em Alvalade sem fazer qualquer remate enquadrado à baliza de Rui Patrício.

GoalPoint-Sporting-Porto-Taca-Portugal-2018-final-infog
Clique para ampliar

E como se não bastasse, teve apenas duas tentativas, desenquadradas*, para mudar o seu destino. Qualquer adepto imagina de imediato o carácter de excepção deste registo, mas o que talvez não saiba é que constitui um recorde negativo dos “azuis-e-brancos” esta época.

* Estamos convencidos que foram três e não duas tentativas, mas por opção metodológica não editamos estatísticas fornecidas por fontes que, à partida, asseguram critérios e processos de recolha com maior qualidade do que a garantida pela nossa mera observação.

Os “dragões” nunca tinham terminado um jogo de Taça, Liga NOS, Taça da Liga ou Champions sem enquadrar qualquer remate à baliza adversária, e nem perto haviam ficado de somar apenas duas tentativas de golo, ainda para mais em 120 minutos de futebol. Apenas nas visitas a Portimonense e Benfica tinha o Porto somado menos de dez remates na partida, sendo que também apenas frente ao Benfica (30ª jornada) e ao Aves (12ª) tinham enquadrado menos de quatro disparos. O jogo do Portimonense acaba até por saltar fora desta lógica, pois, apesar de ter rematado apenas oito vezes, o FC Porto enquadrou seis disparos, convertendo cinco deles em golo.

Eis a lista de jogos menos produtivos dos portistas esta época, no que toca a remates:

[vc_table vc_table_theme=”simple”][bg#000000;c#ffffff;b]Advers%C3%A1rio,[bg#000000;c#ffffff;b;align-center]Prova,[bg#000000;c#ffffff;b;align-center]Remates,[bg#000000;c#ffffff;b;align-center]R.%20Enquadrados|Benfica%20(f),[align-center]Liga%20NOS,[align-center;bg#dd9999;b]8,[align-center]2|Aves%20(f),[align-center]Liga%20NOS,[align-center]16,[align-center;bg#dd9999;b]1|Liverpool%20(f),[align-center]UCL,[align-center]10,[align-center;bg#dd9999;b]1|Liverpool%20(c),[align-center]UCL,[align-center;bg#dd9999;b]8,[align-center]3[/vc_table]

Fonte: GoalPoint / Opta

Em jeito de curiosidade, da última vez que “dragões” e “leões” se cruzaram, numa competição a eliminar, decidida nos penáltis (igualmente a favor do Sporting), para a Taça da Liga, o Porto fez três remates enquadrados em 11, tendo cabido ao Sporting o registo próximo do que agora destaca negativamente os líderes da Liga: um remate enquadrado em duas tentativas durante os 90 minutos.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR