O Eintracht Frankfurt sucede ao Villarreal como vencedor da Liga Europa. A formação alemã foi mais forte que o Rangers nas grandes penalidades, após um jogo que terminou 1-1 e teve de recorrer a um prolongamento – que nos trouxe futebol aberto, mas nada de golos. Joe Aribo e Rafael Borré marcaram os golos durante a segunda parte, com uma diferença de 12 minutos, enquanto o galês Aaron Ramsey falhou o castigo máximo que permitiu aos germânicos – do português Gonçalo Paciência – selarem o triunfo, com uma série imaculada de cinco pontapés da marca dos 11 metros.
Intervalo fez bem às equipas
Duas equipas que gostam de futebol de ataque, que tiveram um percurso com golos e emoção, mas que presentearam-nos com uma primeira metade longe de agradar. Os alemães foram os mais perigosos nesta primeira metade e, a haver um vencedor ao intervalo, só podia ser o Eintracht que, apesar de ter tido menos bola, atacou, rematou 11 vezes e registou Expected Goals (xG) de 0,7, suficientes para abrir o activo.
Só que na baliza do Rangers estava um veterano que tinha outros planos. Allan McGregor, de 40 anos, era o melhor ao descanso, com um GoalPoint Rating de 6.2, graças a três defesas, duas a remates na sua grande área.
🇪🇺 INTERVALO | 🇩🇪 Frankfurt 0-0 Rangers 🏴
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 18, 2022
🔸 Mais Eintracht, mas sem golo
🔸 McGregor, na baliza do Rangers, já soma 3 defesas e é o melhor em campo
🔸 Gonçalo Paciência 🇵🇹 é opção no banco dos germânicos#SGERFC #UELfinal pic.twitter.com/RRoI1Bs8HK
🇪🇺 INTERVALO | 🇩🇪 Frankfurt 0-0 Rangers 🏴#GoalPointRatings da 1ª parte:
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 18, 2022
🥇 McGregor 🏴 6.2
🥈 Kamada 🇯🇵 6.0
🥉 Trapp 🇩🇪 5.9
🔻 Aribo 🇳🇬 4.6#SGERFC #UELfinal#RatersGonnaRate pic.twitter.com/rS8o6HnlgU
A etapa complementar melhorou muito. Os homens de Frankfurt entraram a pressionar forte no arranque do segundo tempo, mas um erro defensivo, com Djibril a cabecear para trás e Tuta a escorregar, permitiu a Joe Aribo (57′) isolar-se e bater Kevin Trapp, ao quinto remate dos escoceses, segundo enquadrado. Foi a loucura completa entre os adeptos escoceses. Porém, a resposta não tardou e, aos 69 minutos, Filip Kostić cruzou da esquerda para o desvio oportuno de Rafael Borré, ao 16º disparo alemão, quarto enquadrado. O jogo estava animado, mas as equipas encaixaram e não houve mais golos, pelo que se seguiu prolongamento.
Aqui o equilíbrio foi a nota dominante. Sem ligação colectiva relevante, as duas equipas iam dividindo a posse de bola, as investidas e as iniciativas individuais, com muitos remates de parte a parte, mas nem sempre a melhor pontaria. Tudo para decidir nas grandes penalidades, e aí, Aaron Ramsey falhou a sua conversão, os alemães tiveram sucesso em todas e levaram o troféu para casa.,
[ Centrais Goldson (6) e Bassey (3), do Rangers, tocaram 45 passes ]
O MVP GoalPoint👑
O lateral-direito James Tavernier é um habitue entre os melhores ratings nos jogos do Rangers, e nesta final não foi diferente, mostrando toda a sua qualidade, a defender e a atacar. O inglês foi o melhor em campo em Sevilha, com um GoalPoint Rating de 7.4 e números de grande nível. A defender registou, entre outros detalhes, três intercepções, sete alívios e três bloqueios de passe/cruzamento, bem como 12 recuperações de posse, máximo a par de John Lundstram. Depois soltou-se e realizou quatro passes ofensivos valiosos, recebeu 11 passes aproximativos, somou 107 acções com bola (segundo valor mais alto), completou quatro de seis tentativas de drible e ganhou quatro de sete duelos aéreos ofensivos. Incrível.
🇪🇺 120' | 🇩🇪 Frankfurt 1-1 Rangers 🏴
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 18, 2022
Terminam os 120 minutos e os melhores ratings de cada equipa são ocupados pelos protagonistas do último lance de perigo do jogo: Tavernier 🏴 (7.4) e Trapp 🇩🇪 (7.3)#SGERFC #UELfinal pic.twitter.com/ZnbKCVeRkW
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Eintracht Frankfurt
Kevin Trapp 7.2 – O guarda-redes alemão foi fundamental, não só porque travou, com um pé, o penálti de Ramsey, como realizou algumas defesas importantes ao cair do pano dos 90 minutos e do próprio prolongamento. Trapp foi o melhor do Eintracht, com um registo de cinco defesas, duas a remates na sua grande área.
🇩🇪 Frankfurt 🏆 🆚 Rangers 🏴
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 18, 2022
Batido por Tavernier como MVP do algoritmo, Kevin Trapp 🇩🇪 foi verdadeiramente decisivo perto dos 90, depois em cima dos 120 e mais tarde com a "parada" que valeu o caneco ⭐️#SGERFC #UELfinal #RatersGonnaRate pic.twitter.com/CMIv4f0JGk
Sebastian Rode 6.9 – O médio lidou muito bem com a garra e intensidade da formação escocesa, conseguindo soltar-se e ser uma fonte de desequilíbrios na frente. O alemão criou uma ocasião flagrante, fez quatro passes para finalização (máximo do jogo), completou as duas tentativas de drible e recuperou sete vezes a posse de bola.
🇪🇺 89' | 🇩🇪 Frankfurt 1-1 Rangers 🏴
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 18, 2022
Sebastien Rode lidera em passes para finalização (4), um deles para ocasião flagrante, num total de 0.7 xAssists mas os colegas tardam em aproveitar#SGERFC #UELfinal pic.twitter.com/aAtjAqF3gH
Almamy Touré 6.6 – O central esteve praticamente intransponível. Além de ter ganho os cinco duelos aéreos defensivos em que participou, o malinês somou nove recuperações de posse, três intercepções e seis alívios.
Daichi Kamada 6.5 – O extremo nipónico foi uma dor de cabeça para o Rangers, tendo somado três passes para finalização e oito acções com bola na área contrária (máximo a par de Knauff). E ainda fez quatro desarmes e três bloqueios de passe/cruzamento. Pecou com uma ocasião flagrante falhada.
Rafael Borré 6.3 – O colombiano fez o golo do empate do Eintracht e foi sempre um perigo, registando o máximo de passes aproximativos recebidos (13). De negativo o facto de ter participado em dez duelos aéreos ofensivos… e perdido todos.
Na antecipação, Borré! 😎#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #uefa #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #eintrachtfrankfurt #eintracht #frankfurt #rangersfc #rangers #SGERFC #Borre pic.twitter.com/HZBocf07iU
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) May 18, 2022
Destaques do Rangers
John Lundstram 6.9 – O médio-defensivo do Rangers trabalhou imenso, tendo terminado com as tais 12 recuperações de posse, mas também com o registo máximo de intercepções (4).
Connor Goldson 6.3 – Jogo determinado do central inglês, ainda assim insuficiente para reagir a tempo e evitar o empate por Borré. Goldson somou o máximo de passes realizados (89), de passes certos (71), de passes longos (21) e longos completos (10), de aproximativos (11) e super aproximativos (4), o terceiro valor de acções com bola (106), o máximo de alívios (7) e ganhou todos os oito duelos aéreos defensivos em que participou, máximo do jogo.
Allan McGregor 6.1 – Bom jogo do veterano, que só não conseguiu mesmo travar o remate de Borré, ou as cinco grandes penalidades no desempate. Aos 40 anos jogou uma final europeia e não vacilou, tendo acumulado três defesas, duas a remates na sua grande área.
🇪🇺 39' | 🇩🇪 Frankfurt 0-0 Rangers 🏴
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 18, 2022
McGregor 6.2
Trapp 5.8
Os guardiões são, neste momento, os melhores ratings#SGERFC #UELfinal pic.twitter.com/7dxxIUYiDq
Calvin Bassey 6.0 – Ao lado de Goldson esteve Bassey, nigeriano que esteve também seguro. O central tentou muito o passe longo (15), com pouco sucesso (quatro certos), e registou um erro resultante em remate, mas ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos, recuperou nove vezes a posse e acumulou 13 acções defensivas, com destaque para três intercepções e dois bloqueios de remate.
Joe Aribo 5.9 – O ponta-de-lança do Rangers fez um golo pleno de oportunidade e inteligência, ao perceber o erro da defensiva alemã, e ainda fez três passes para finalização. Porém, passou alguns períodos desaparecido do jogo, tendo participado em nove duelos aéreos ofensivos, com sucesso em apenas um.
🇪🇺 57' | 🇩🇪 Frankfurt 0-1 Rangers 🏴
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 18, 2022
Joe Aribo 🇳🇬, o pior rating da 1ª parte, abre o marcador ao 2º remate enquadrado escocês à baliza ⚽️#SGERFC #UELfinal pic.twitter.com/Jps5czh5l9
A defesa cai por terra e Aribo não perdoa 🥶#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #uefa #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #eintrachtfrankfurt #eintracht #frankfurt #rangersfc #rangers #SGERFC #Aribo pic.twitter.com/MLym3ZPOKe
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) May 18, 2022