O campeonato espanhol está ao rubro. A 26ª jornada já decorre, mas quase todos os encontros esvaziam-se de interesse perante o jogo grande da ronda. Os dois rivais maiores da La Liga defrontam-se este domingo no Santiago Bernabéu, no grande “El Clásico” entre Real Madrid e Barcelona, separados por apenas um ponto, e somente uma jornada após uma derrota (com o Levante, por 1-0) que retirou a liderança aos “merengues” para a dar aos catalães.

A partida da primeira volta, que acompanhámos ao pormenor – tal como iremos fazer também desta feita -, terminou num atípico nulo, algo que acabou por ser o espelho do equilíbrio que se tem verificado entre os dois conjuntos esta temporada. De facto, as duas equipas têm andado coladas no topo da tabela, sempre demonstrando identidades contrastantes. Algo que se vê reflectivo nos números das duas formações ao longo da temporada, inclusive nas estatísticas das últimas cinco jornadas.

GoalPoint-Preview-Jornada26-Real-Madrid-Barcelona-Spanish-La-Liga-201920-infog
Clique para ampliar

O Real Madrid apresenta-se como uma equipa dominadora, claro, como mostram os 61% de posse de bola nesta última fase da La Liga, mas nada comparado com os 71% do Barcelona, um número verdadeiramente astronómico e que não tem rival em Espanha. Para além disso, o Barça apresenta uma eficácia ofensiva bem superior, apesar de rematar menos que os madridistas, enquadrando 7,2 dos seus disparos, mais dois por 90 minutos que os rivais que vão ser anfitriões nesta partida.

1X2 no jogo 👉 Apostar!

O Real é uma equipa que surge nesta fase como uma “fortaleza”, sendo a melhor defesa do campeonato espanhol, com apenas 17 golos sofridos, menos um que o Atlético de Madrid, equipa também conhecida pela sua consistência, enquanto no Barcelona as preocupações são outras, com a equipa de Lionel Messi a surgir apenas como sétima melhor defesa (29 sofridos). Em compensação é o melhor ataque, com impressionantes 62 golos, mais 16 tentos que a segunda equipa mais concretizadora, precisamente o Real Madrid.

A situação muda um pouco quando se trata de Real em casa e Barça fora. Até esta altura os “merengues” apresentam uma média de 2,1 golos por jogo na condição de anfitriões, enquanto os catalães não passam dos 1,5 como forasteiros. Quanto aos sofridos, os madridistas contam 0,75, contra 1,42 do Barça. Poderão estes últimos números terem peso no desfecho desta partida?

Ambas as Equipas Marcam Sim @ 1.48 / Não @ 2.15 👉 Apostar!

Estrelas de diferentes constelações

Toni Kroos e Lionel Messi. Os dois jogadores apresentam os melhores GoalPoint Ratings acumulado em cada uma das suas equipas, a uma diferença assinalável, e são ambos o reflexo das ideias das suas formações, expressas nos números referidos anteriormente. O alemão é o paradigma do jogador cerebral, que procura os equilíbrios defensivos e ofensivos, na procura do passe certo (92% no meio campo adversário), pronto para servir os companheiros de equipa e, ao mesmo tempo, ser o primeiro a defender.

Messi é o oposto. O grande jogador da La Liga, virado para o ataque, desequilibrador nato, com impressionantes 8,2 tentativas de drible a cada 90 minutos, com 69% de eficácia, e melhor marcador da competição, com 18 golos, ao mesmo tempo que é o jogador com mais assistências (12), estando assim envolvido em 30 golos dos catalães, quase metade dos 62 tentos da sua equipa. Jogador que gosta de marcar aos “blancos”, a verdade é que não factura em “el cásicos” há cinco jogos, a sua maior seca. Será desta que “molha a sopa”?

Marcador Lionel Messi (qualquer) @ 2.15 👉 Apostar!

Factos e curiosidades

  • O Real não ganhou qualquer um dos últimos sete embates da La Liga frente aos “blaugrana” (três empates e quatro derrotas). Caso não vença este domingo, fixa a pior sequência sem vencer na prova na História dos “el clásicos”.
  • Após a derrota frente ao Levante por 1-0, na jornada passada, o Real Madrid poderá perder jogos consecutivos na Liga pela segunda vez sob o comando de Zinédine Zidane, e pela primeira vez desde as duas últimas rondas de 2018/19.
  • O Barcelona ganhou mais jogos da La Liga frente ao Real Madrid do que qualquer outra equipa (72), enquanto os “blancos” bateram o Barcelona mais do que qualquer outro emblema na prova, as mesmas 72 vezes.
  • O Barcelona venceu os últimos “el clásicos” no Santiago Bernabéu a contar para o campeonato, sendo a única equipa a ganhar quatro vezes seguidas em casa do Real na História da prova.
  • O Barcelona ganhou somente um dos últimos quatro jogos fora no campeonato, o seu último, por 3-2 em casa do Real Bétis (uma derrota e dois empates), sofrendo dois golos em cada um desses quatro embates.
  • Barcelona e Real Madrid jogaram o mesmo número de partidas da La Liga, mas até este desafio o Barça marcou mais golos (6151) do que a formação da capital espanhola (6150), facto que acontece pela primeira vez desde Dezembro de 1962 (1932 golos para o Barcelona, 1930 para o Real).
  • O ponta-de-lança do Real Madrid, Karim Benzema, marcou nove golos em 39 participações no “el clásico” em todas as competições, tendo o último acontecido em Agosto de 2017, na segunda mão da Supertaça. Desde então o gaulês não facturou em nenhum dos sete jogos em que foi chamado a defrontar o Barça – a sua maior seca de golos em termos de “el clásico”.

Marcador Karim Benzema (qualquer) @ 2.25 👉 Apostar!

  • Lionel Messi (42) está a um passo de se tornar no jogador do Barcelona com mais presenças no “el clásico” em todas as competições, ultrapassando Xavi Hernández (42).
  • O treinador do Barcelona, Quique Setién, ganhou apenas dois dos seus últimos oito jogos da La Liga frente ao Real Madrid (quatro derrotas e dois empates). Ambas as vitórias aconteceram frente a Zinédine Zidane, sendo assim o único treinador a bater o francês por duas vezes na prova.
  • O treinador do Real Madrid, Zinédine Zidane, perdeu somente dois dos seus oito jogos como técnico ante o Barcelona em todas as competições (três vitórias e outros tantos empates, sendo que ambos os desaires aconteceram no Santiago Bernabéu e na La Liga (3-2 em Abril de 2017 e 3-0 em Dezembro 2017).