Emprestados 17/18 | O que eles vão rendendo 🎀

-

Sporting: Jefferson ainda está para as curvas

A posição de lateral-esquerdo foi uma nas quais o Sporting optou por fazer regressar um emprestado no Verão: Jonathan Silva. Ao mesmo tempo que chamou o argentino e contratou Fábio Coentrão, Jorge Jesus mandou rodar Jefferson, e o brasileiro tem sido um dos melhores laterais-esquerdos da Liga NOS. Na recente eleição dos 33 magníficos da primeira volta, só Alex Telles (Porto) tinha melhor GoalPoint Rating que Jefferson na posição, muito por culpa da qualidade de cruzamento que lhe permite ser um dos maiores criadores de ocasiões do campeonato.

GoalPoint-Emprestados-Jefferson-Braga
Jefferson tem estado melhor que os laterais-esquerdos leoninos

Entre os formados em Alcochete, o melhor emprestado tem sido Matheus Pereira. Como já esperávamos, a sua capacidade desequilibradora é uma grande mais-valia para qualquer equipa do nosso campeonato, e o extremo encontra-se no top-10 da época em passes para finalização (2,2 /90m), dribles eficazes (2,0 / 90m) e faltas sofridas (4,3 / 90m). O escasso contributo defensivo continua a ser o grande problema de Matheus, e é algo a melhorar na segunda volta.

Heldon é outro extremo ainda “leão” que tem estado em bom plano. Num Vitória de Guimarães intermitente, o cabo-verdiano já soma quatro golos e quatro assistências, mas os seus 29 anos devem impedir que algum dia volte a Alvalade. Esse não é o caso de Ryan Gauld. O escocês não se afirmou ainda como titular do Aves, mas muito por culpa de uma lesão que lhe interrompeu o caminho ascendente em que se encontrava. Sempre que aparece em campo, seja no meio ou na esquerda, Ryan Gauld mostra um talento à prova de cépticos, e seria interessante vê-lo jogar mais, noutro clube que lhe desse mais espaço.

GoalPoint-Emprestados-Matheus-Pereira-Sporting
Matheus tem estado bem e ainda pode melhorar na segunda volta

Nota ainda para Francisco Geraldes, a quem se pedia um pouco mais tendo em conta a boa equipa em que está inserido, mas sobre quem não se pode dizer que esteja a ter uma época negativa, e para Oriol Rosell, um “dinossauro” dos empréstimos que aos 25 anos está a fazer a sua melhor época desde que chegou a Portugal.

André Geraldes e Domingos Duarte, apesar de habituais titulares, não têm mostrado ainda o suficiente para justificar um regresso a casa, enquanto os pontas-de-lança Luc Castaignos e Leonardo Ruiz estão a ter temporadas para esquecer.

GoalPoint-Desempenho-Emprestados-201718-Sporting
Clique para ampliar

Fora destes 10 destaques ficaram Carlos Mané (lesionado) e jogadores em campeonatos mais fracos como Barcos (LDU Quito), Slavchev (Lechia Gdansk) e Spalvis (Kaiserslautern). Mama Baldé 5.89, lateral-direito do Aves, tem sido habitual suplente mas com boas prestações quando aparece, enquanto Bruno Paulista 5.89 jogou apenas 10 jogos no Vasco da Gama, mas relativamente bem.

Na próxima página: Proveito financeiro, mais que desportivo

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.