Emprestados 17/18 | O que eles vão rendendo 🎀

-

Benfica: Um “novo” Cristante para vender

Depois de ter falhado redondamente no Benfica e no Palermo, Bryan Cristante descobriu em si um médio-ofensivo de grande qualidade na Atalanta. Mais próximo da baliza e liberto de preocupações defensivas para as quais verdadeiramente não estava talhado, o italiano tem sido uma das figuras da boa época da Atalanta, e até já se estreou pela “Squadra Azzurra”. Bryan já soma seis golos esta época, três deles de cabeça, e tem pincelado os relvados da Série A com qualidade técnica e criatividade. O problema? O Benfica definiu uma cláusula de apenas €4M para a compra do seu passe, e a Atalanta já avisou que a vai exercer, nem que seja para o vender de seguida.

GoalPoint-Emprestados-Cristante-Benfica
Cristante descobriu a sua verdadeira posição

Com uma cláusula bem mais alta foi brindado o Besiktas, caso queira adquirir Anderson Talisca. Depois de ter sido um dos melhores jogadores do campeonato turco em 2016/17, o brasileiro volta a estar temporada em bom nível, sobretudo na Champions League, e o Benfica até renovou recentemente o seu contrato. Não restam dúvidas sobre a sua qualidade para regressar à Luz, mas o mais certo é mesmo o Luís Filipe Vieira tentar fazer um grande negócio com o baiano.

De quem já não se esperava muito era Adel Taarabt, mas a sua época no Genoa está a surpreender tudo e todos, com o marroquino a mostrar-se finalmente próximo do seu real valor (e peso). Quinto classificado da Série A no ranking de dribles eficazes (2,9 / 90m), é impossível não ficar a pensar no quanto seria capaz este jogador se integrado numa equipa grande da Liga NOS.. O seu regresso é difícil de imaginar, mas é possível que, continuando nesta forma, o Benfica ainda recupere algum do investimento.

GoalPoint-Emprestados-Taarabt-Benfica
Já ninguém esperava muito de Taarabt, mas o marroquino renasceu

A ter épocas positivas na Liga NOS estão três jogadores de quem não seria descabido esperar uma integração no plantel principal em Janeiro. Desde logo André Horta, tendo em conta a mudança táctica operada por Rui Vitória, que apesar de jogar pouco no Braga já leva um golo, três assistências e um rating muito acima da média. Mas também Yuri Ribeiro poderia regressar tendo em conta a situação de Eliseu, assim como Carlos Ponck, tendo em conta o recente empréstimo de Lisandro López.

Em baixa estão os extremos André Carrillo, Salvador Agra e Jhon Murillo, que também teriam dificuldade em regressar tendo em conta a fartura de opções para a sua posição. O peruano até começou bem no Watford, mas a sua inconsistência voltou a vir ao de cima com o decorrer da época.

GoalPoint-Desempenho-Emprestados-201718-Benfica2
Clique para ampliar

Uma palavra positiva para os avançados Christian Arango 5.70 e Luka Jovic 5.78, que apesar de não serem titulares no Aves e Eintracht Frankfurt, respectivamente, dão indicadores positivos nas oportunidades que vão tendo.

Aurélio Buta (Antwerp) 5.62, João Teixeira (Vitória Setúbal) 5.12 e Pêpê (Estoril Praia) 5.38, todos “made in Seixal”, têm estado muito abaixo das expectativas, tal como Ivan Saponjic (Zulte Waregem) 5.13.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.