O anúncio da criação Super League ameaça fazer correr muita tinta, declarações e tomadas de posição, no mundo de Futebol. Resta saber durante quanto tempo, mas em apenas 48 horas de “saga” são já muitas as opiniões, comunicações e explicações dadas. Pensando nos GoalPointers para quem o tempo é precioso, escolhemos cinco vídeos que ajudam a compreender o essencial sobre o tema, na certeza de que muito estará para vir. Aqui ficam as nossas recomendações.
Ricos mas… aflitos
A motivação financeira na base da criação da Super League é facilmente perceptível mas será esta uma iniciativa de clubes que apenas querem aumentar as receitas e deter maior controle sobre a competição? A Sky News ajuda-nos a perceber o porquê dos 12 gigantes terem decidido abanar desta forma o mundo do Futebol, revelando que, apesar de “ricos”, as suas contas não são tão abastadas como possamos imaginar.
Os básicos da Superliga (em bonecos)
O Tifo Football já nos habituou aos seus explicadores futebolísticos originalmente “abonecados”. Prometendo regressar ao tema com maior profundidade, o canal de youtube, curiosamente parte do The Athletic desde 2020 (também ele visto como uma espécie de “super league” que levou muitas das maiores referências do jornalismo desportivo aquando da sua criação), explica-nos os detalhes fundamentais do projecto proposto pelo grupo de clubes proponentes.
Pontos de vista com sotaque britânico
Sendo metade dos 12 proponentes da Super League clubes ingleses é natural dar-mos especial atenção ao ponto de vista (e próximos passos) que surgem da “velha albion”. O The Guardian tem feito um acompanhamento live irrepreensível sobre o tema, que recomendamos, e neste vídeo somos guiados pelo jornalista da casa Jamie Jackson, ao longo de algumas implicações e questões que decorrem deste “terramoto” futebolístico.
Neville vs. “dirty dozen”
Ainda por terras britânicas o ex-futebolista Gary Neville, agora comentador, destacou-se desde a primeira hora pela crítica violenta e apaixonada à criação da Super League, com particular foco nos emblemas ingleses (incluindo o Manchester United, pelo qual se destacou). As suas declarações motivaram já reacções de Jurgen Klopp, na noite de segunda-feira, precisamente a mesma noite onde se juntou a Jamie Carragher, também ele um histórico do Liverpool, na análise (e novamente crítica) às intenções do grupo ao qual o presidente da Uefa, Ceferin, apelida de “dirty dozen”.
E os fãs, o que dizem?
O que dizem os fãs do futebol de tudo isto, em particular os adeptos de clubes envolvidos na criação da Super League? Eis um interessante excerto das reacções de adeptos britânicos, recolhidas em directo, pela TalkSport.