Entrevista: Quem se lembra de Neville Southall? [Vídeo]

Neville Southall é um nome que dirá pouco aos mais jovens mas que marcou uma geração que viu conviver grandes guarda-redes europeus cuja aparência, por vezes, não revelava todo o seu talento felino. O The Guardian visitou e ouviu a lenda galesa das balizas.

Quase irreconhecível, o guardião que na década de 80 defendeu as balizas de um Everton de outro poderio, é o que se pode dizer hoje de Neville Southall, um keeper do tempo em que os ditos usavam bigode.

O The Guardian prossegue a sua fantástica série de entrevistas com lendas do futebol britânico, desta feita com um guarda-redes cuja carreira se prolongou entre 1980 e 2001 e que personificou uma era em que ambos os emblemas de Liverpool definiam claramente o topo do futebol britânico.O Everton só não foi aliás mais longe a nível europeu devido ao afastamento dos clubes da terra de sua majestade das provas da UEFA, embora vencendo ainda uma Taça dos Vencedores das Taças.

Neville, com bastantes quilos a mais, treina hoje as crianças da sua terra, mas parou para recordar alguns momentos e comentar, com bastante acutilância, o que o mundo do futebol fez de si próprio desde que abandonou os relvados.