As generalizações são perigosas. Em muitos casos, senão na maioria, estão longe de corresponder à verdade. No futebol esta regra também se aplica. Quantas vezes ouvimos dizer que os grandes falhanços, os desperdícios das oportunidades claras, são habituais em jogadores de menor qualidade? A análise aos protagonistas dos golos falhados em ocasiões flagrantes quase que motivava uma análise Mythbuster GoalPoint, mas procurámos ir mais além e perceber quem são, realmente, os “reis” do desperdício nos principais campeonatos europeus. As conclusões são ora mais ou menos surpreendentes, mas todas interessantes.

Comecemos pelo mais óbvio: os seis jogadores que falham mais ocasiões flagrantes (um-para-um ou mesmo um-para-zero diante da baliza, no critério Opta) em toda a Europa.

Época 15/16 | Quem falha mais golos certos na Europa?
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Poucas surpresas, visto alguns deles serem precisamente jogadores que se colocam com maior frequência diante do golo. Curiosa talvez apenas a predominância de homens que alinham na Liga BBVA. Mas chega de análise “fast-food”. Propomos descobrir em seguida os jogadores que mais falham a cada 90 minutos jogadores, seguindo-se aqueles que mais falham no total de ocasiões de que dispõem e terminando nos que mais desperdiçam golos certos na Liga NOS. Vai valer a pena.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: QUEM MAIS FALHA A CADA… 90 MINUTOS