Época 15/16 | Quem falha mais golos certos na Europa?

-

E em Portugal?

Supertaça 2015/16: Brian Ruiz
Bryan Ruiz, Sporting CP (foto: J. Trindade)

Já vimos que Aboubakar e Bryan Ruiz são capazes do melhor e do pior, mas não podiamos deixar de analisar a realidade da Liga NOS em maior detalhe. Já no início de Fevereiro havíamos identificado, entre os três grandes, quais as equipas que mais falhavam ocasiões claras e detectado uma relação directa entre a competência em frente à baliza e a classificação. E individualmente?

Época 15/16 | Quem falha mais golos certos na Europa?

Ruiz é mesmo quem mais falha em frente à baliza, com os tais 86%, e em segundo, nesta relação entre ocasiões e desperdícios, surge Dyego Souza, do Marítimo, com 70%, seguindo-se Aboubakar (68%), o também portista Herrera (58%) e o bracarense Rafa (55%). O melhor marcador do campeonato, Jonas, só falhou 20% das duas oportunidades, apesar dos 112 remates já realizados, bem mais que a concorrência. Aboubakar é quem soma mais perdidas por 90 minutos, 0,85, sendo que Slimani, com 35 destas ocasiões, é o que mais vezes se vê perante a iminência de marcar (35 vezes, bem mais que o segundo, Aboubakar, com 28). Este é um ponto a favor do atacante leonino, que apesar do elevado número de ocasiões, apenas desperdiça 51% das mesmas.

Perante esta tabela não é difícil perceber o porquê da classificação as respectivas equipas e também da lista de melhores marcadores. No aproveitar é que está o ganho.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.