“Eu show” Jack Grealish, o Bad Boy da Premier League 🔥

-

JACK Grealish, o capitão e líder do Aston Villa, é uma figura incontornável da Premier League e um dos melhores jogadores da competição, e está a atravessar um grande momento de forma.

Aos 25 anos, o inglês é um talento palpitante, que alia criatividade, consistência, assistências e golos, uma espécie de médio completo dos tempos modernos, que ataca e defende com a mesma intensidade, e que ainda tem o condão de nos remeter para o futebol de tempos idos, pela forma como cola a bola nos pés, a facilidade que encontra em colocar o esférico onde imagina e a irreverência própria dos predestinados.

O amor aos “Villans”, emblema onde se formou, parece que será eterno – em 2013/14 teve uma passagem pelo Notts County -, seguindo depois a senda de jogadores como Puyol (Barcelona) ou Totti (Roma). Nas últimas duas épocas não faltaram propostas milionárias ao médio de “tubarões” como os rivais de Manchester (United e City) ou do Tottenham, mas foram todas recusadas. A lealdade valeu-lhe um voto de confiança da direcção do Villa, que prolongou o vínculo até 30 de Junho de 2025.

Na última jornada, no dérbi frente ao West Bromwich Albion, o mágico Jack voltou a fazer das suas, dizimando por completo a defensiva contrária. Além de ter apontado um golo (já leva cinco em 12 rondas), criou uma assistência (soma seis), oito passes para finalização, 16 – sim, leu bem – passes ofensivos valiosos (decisões certas a menos de 25 metros da baliza), falhou apenas um dos cinco dribles tentados, sofreu três faltas, uma das quais resultou num lance de grande penalidade.

Após ter assegurado a permanência no último suspiro na última época, o conjunto de Birmingham ocupa um confortável nono lugar com 22 pontos (e menos dois jogos) e terá de agradecer em grande parte o contributo do seu camisola “10”. Por exemplo, no empate diante do Burnley orquestrou seis passes para finalização, dez passes ofensivos valiosos, sofreu sete faltas, dos quatro dribles tentados falhou apenas um e ainda teve energia para recuperar a posse de bola em oito ocasiões.

A exibição perfeita contra o campeão

O “bad boy”, que gosta de jogar com as meias em baixo, deixando as caneleiras visíveis, foi quem orquestrou a goleada de 7-2 que o Aston Villa infringiu ao campeão Liverpool no passado dia 4 de Outubro. Bisou, mostrando eficácia – em três tentativas, apontou dois tentos -, gizou três assistências, cinco passes para finalização, sete passes ofensivos valiosos, três desarmes e oito recuperações da posse, ou seja, mais um “dia de trabalho” na fábrica do chefe Grealish. “Mas que jogador”, resumiu o treinador dos “reds”, Jurgen Klopp, no final desse encontro.

Épocas em crescendo

GoalPoint-Jack_Grealish_2019_vs_Jack_Grealish_2020-infog
Clique para ampliar

“Grealish é um jogador com liberdade criativa, com um raio de acção que é muito importante, muito talentoso, consegue fazer golos, assistências, que tem uma ligação incrível com os adeptos do Villa, é fácil sentir que ele é um deles. Jack é capaz de fazer uma multidão apoiar a equipa”, disse José Mourinho, treinador dos “Spurs” citado pelo portal Football.London. E as palavras do “Special One” ganham eco nos números, que atestam a evolução do internacional inglês desde que a equipa regressou à Premier League, em que se nota que os seus dados ganharam um “boost” da temporada passada para a actual, em diversos parâmetros: remates, dribles, golos ou assistências, por exemplo.

Neste momento, é o jogador com mais de 630 minutos de utilização (metade do total possível) que regista o melhor GoalPoint Rating da Premier League, sendo ainda o terceiro com mais assistências (seis), ficando apenas atrás das dez de Harry Kane e das sete de Kevin De Bruyne. É, ainda, o quinto com mais remates de bola corrida (32), o líder nos passe para finalização (43, sendo o segundo nas Ligas Top 5, atrás do turco Hakan Çalhanoğlu, do Milan, com 53), o terceiro nas ocasiões flagrantes criadas (oito), o terceiro nas tentativas de drible (57) e nos dribles eficazes (37, ou seja, 65% de eficácia). Ufa e a tendência é que estas “stats” não fiquem por aqui…

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR