Não o escondemos. Gostamos muito do futebol internacional mas não há nada que, a meio de uma época, nos retire o entusiasmo pelo regresso muito próximo das principais competições de clubes, nacionais e europeias.

Mesmo assim fechamos o tema da qualificação para o Euro 2016 da melhor forma, partilhando o melhor onze da qualificação de acordo com o algoritmo GoalPoint Ratings, que pondera o desempenho estatístico, quantificável, de cada jogador com base nos dados Opta.

O melhor onze da Qualificação para o Euro 2016
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Um onze com poucas surpresas, tendo em conta a análise anteriormente publicada, na qual demos conta dos 81 “craques” com melhor desempenho no apuramento para o França 2016 e de onde saem nove dos 11 “titulares” desta equipa. A eles juntam-se Vanins (Letónia) e Srna (Croácia) com essa particularidade: a Croácia é a única selecção a colocar dois jogadores neste elenco, apesar de terminar no segundo posto do grupo H, atrás da Itália.

Quanto a Cristiano Ronaldo, por vezes alvo de críticas relativamente ao diferencial entre o que produz na Selecção (resta recordar a diferença do que o rodeia face a Madrid) a verdade é que fez o suficiente para integrar esta escolha puramente estatística, numa campanha “lusa” tão eficaz como pouco vistosa no que toca à qualidade e produção.