A Qualificação da Albânia

Sorteada no Grupo de Portugal, a Albânia começou por chocar o nosso país e a Europa do Futebol, ao vencer, logo na 1ª jornada, a Selecção Nacional em Aveiro por 1-0. O golo solitário de Bekim Balaj (convocado para o euro) acabaria por ditar mais tarde, o despedimento de Paulo Bento.

Com uma defesa forte e compacta (apenas cinco golos sofridos na fase de qualificação) a Albânia serviu-se de um espírito patriótico único que uniu os jogadores e fez das suas fraquezas forças.

Apurada directamente no 2º lugar do grupo, a “selecção das águias” (nome pelo qual é conhecida a equipa de futebol albanesa), conseguiu ficar à frente de selecções como a Dinamarca e a Sérvia.

Euro 2016 Preview | Albânia
Clique para ampliar

O Historial no Euro

Não há muito a dizer sobre este ponto – O Euro 2016 é a primeira fase final de uma competição internacional em que a Albânia participa.

Não faltará motivação para os jogadores albaneses durante esta prova. Jogarão frente a alguns dos melhores jogadores do mundo e, independentemente dos resultados que obtiverem, já sabem que o seu lugar na história da Albânia está mais que garantido!

A Equipa

O homem que levou a Albânia a este feito histórico, o italiano Giovanni De Biasi, tornou-se também ele um herói nacional – ao ponto de lhe ter sido atribuída a mais prestigiada Ordem Nacional atribuída pelo governo albanês a um civil.

“Quando me tornei Seleccionador da Albânia em 2011, a equipa tinha muitos jogadores velhos e sem grandes qualidade. Contudo estava confiante que podia mudar isso!”.

De Biasi incutiu na Albânia disciplina e rigor táctico, chamando jovens talentos (com o defesa do Nápoles Elseid Hysaj à cabeça) que ajudaram de sobremaneira a mudar o rumo do futebol nacional.

Euro 2016 Preview | Albânia
Clique para ampliar

A Figura: Etrit Berisha

Principal responsável pelo bom desempenho defensivo da Albânia na qualificação, este guarda-redes de 27 anos que nasceu no Kosovo mas se fez jogador na Suécia, poderá ter no Euro 2016 a oportunidade para o passo em frente que parece tardar.

Na Lazio, para onde se transferiu há três épocas atrás, vai-se mantendo na sombra do veterano Marchetti e nem as grandes exibições que efectuou na Liga Europa esta época lhe serviram de alavanca para a afirmação definitiva no clube romano.

Até pelos adversários que a Albânia vai encontrar, Berisha tem todas as condições para ser a estrela mais cintilante, e uma tremenda motivação para aproveitar uma “montra” como terá poucas na sua carreira.

Aposta GoalPoint: Mërgim Mavraj

Mergim-Mavraj
Mergim Mavraj, Albânia

Nascido e criado na Alemanha, Mavraj é mais um albanês que tentará aproveitar este grande palco mediático para, quem sabe, subir mais um patamar na sua carreira.

Uma incómoda lesão fê-lo perder a primeira metade da época, mas o jogador do Koln regressou em Janeiro e arrancou para uma segunda volta a bom nível, como titular no centro da defesa do 9º classificado da Bundesliga.

Com 1,90m de altura, Mavraj revela-se ainda muito perigoso na área contrária, tendo marcado na qualificação um dos golos contra a Arménia assim como o que permitiu à Albânia empatar no teste que fez com a França. Seja pelo que fará à frente ou atrás, não nos espantará que venha a surgir como um dos destaques das “águias negras”.

DataJogoHoraEstádio
Sab. 11 JunALBÂNIA vs Suiça14h00Stade Bollaert-Delelis, Lens
Qua. 15 JunALBÂNIA vs França20h00Stade Velodrome, Marselha
Dom. 19 JunALBÂNIA vs Roménia20h00Parc Olympique Lyonnais, Lyon

Considerada a “equipa outsider” da competição, a Albânia não terá qualquer pressão sobre os seus ombros sabendo que a maior vitória já foi alcançada – a presença pela 1ª vez num Europeu de Futebol.

Com França e Suíça a parecerem fortes de mais para esta equipa, restará, se não houver surpresas, apostar numa vitória na última ronda frente à Roménia e esperar pelo apuramento como um dos melhores terceiros classificados.