Euro 2016 Preview | Alemanha

-

A Qualificação da Alemanha

Colocada num dos grupos mais renhidos da fase de qualificação (grupo D), a Alemanha teve de se aplicar a fundo para garantir o primeiro lugar. Prova disso é o facto da Polónia e da República da Irlanda terem ficado a apenas a um e quatro pontos respectivamente da “Nationalmannschaft”.

Derrotas surpreendentes em casa dos mais directos adversários, realçaram fortes carências defensivas (9 golos sofridos em 9 partidas) e as mais recentes lesões não vieram ajudar (mas sobre isso falamos mais à frente).

Nem mesmo o ataque demonstrou os níveis habituais da actual campeã do mundo. Num grupo onde figurava a frágil selecção de Gibraltar (56 golos sofridos!) a Alemanha marcou “apenas” 24 golos – menos nove do que a Polónia e com forte dependência de Thomas Müller, que com nove golos em nove jogos reclamou 37,5% dos tentos da Alemanha na fase de qualificação.

Euro 2016 Preview | Alemanha
Clique para ampliar

O Historial no Euro

Nenhuma equipa tem um registo tão rico em Europeus de Futebol como a actual campeã do mundo.

Ainda como Alemanha Ocidental venceu em 1972 e 1980, sendo finalistas em 1976. Já reunificada chega à final em 1992 e 2008, arrecadando o Euro 96 com um golo de ouro de Oliver Bierhoff à Rep. Checa (com Mattias Sammer a levar o prémio de melhor jogador).

Mesmo quando não conseguiram passar das fases de grupos (Euro 1984, 2000 e 2004) o espírito vencedor alemão veio ao de cima no Mundial seguinte (atingiram a final 1986 e 2002 e foram semi-finalistas em 2006).

A Equipa

Depois de levar a equipa germânica à glória máxima no último mundial, Joachim Löw tem o desafio de renovar a Selecção da Alemanha, por força das renúncias de Philipp Lahm e Miroslav Klove e da onda de lesões que tem afectado fortemente a equipa.

Marco Reus e İlkay Gündoğan estão lesionados e voltam a falhar uma competição internacional (tal como já aconteceu no Mundial do Brasil). E mais recentemente foi o defesa central Antonio Rüdiger a lesionar-se, já em França, e ficar fora das contas para o Euro 2016. Mas as dores de cabeça para o seleccionador alemão não terminam aqui…

Há várias dúvidas sobre a disponibilidade física de vários jogadores convocados para as primeiras partidas, como é o caso de Mats Hummels, Emre Can, Julián Draxler e em especial Bastian Schweinsteiger, que não joga desde Março.

Mas a estrela máxima continua “on fire”

Euro 2016 Preview | Alemanha
Clique para ampliar

A Figura: Thomas Müller

Ainda não se sabe bem em que posição vai jogar, mas isso é o menos importante. Muller teve a época mais produtiva da sua carreira em termos de golos na Bundesliga (20), e se transpuser isso para a selecção, como é costume nas fases finais, é sério candidato a melhor marcador do torneio.

Müller não entra em campo para brilhar, “só” para jogar. Para decidir bem, estar nos sítios certos, e empurrá-la lá para dentro. Mais germânico era impossível, talvez por isso não arrebate corações ou projecções infantis em busca de ídolos. Thomas arrebata troféus. Muitos.

Aposta GoalPoint: Jonas Hector

Jonas Hector
Jonas Hector, Alemanha

Não actua num grande europeu, nunca jogou competições europeias e o único troféu que tem é um campeonato nacional… da segunda divisão. Jonas Hector é o nome que para muitos vai gerar uma pergunta simples: “Quem?”, mas até por isso é a nossa aposta para surpresa entre os alemães.

A sua titularidade no lado esquerdo da defesa deverá estar garantida, tendo em conta que já foi, e bem, o dono do lugar na qualificação e visto que ainda esta em idade para dar o salto (26 anos), a sua cotação vai disparar em flecha.

Os seus cruzamentos teleguiados (42% de eficácia no clube) são garantia de várias oportunidades de golo criadas por jogo, mas Hector destaca-se ainda pela capacidade técnica individual e pela excelente eficácia no jogo aéreo (62% duelos aéreos ganhos). Acredite, só vai perguntar “quem?” uma vez.

[vc_table vc_table_theme=”simple”][align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Data,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Jogo,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Hora,[bg#000000;align-center;c#ffffff]Canal,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Est%C3%A1dio|Dom.%2012%20Jun,ALEMANHA%20vs%20Ucr%C3%A2nia,20h00,Sport%20TV,Stade%20Pierre%20Mauroy%2C%20Lille|[bg]Qui.%2016%20Jun,[bg]ALEMANHA%20vs%20Pol%C3%B3nia,[bg]20h00,RTP%201,[bg]Stade%20de%20France%2C%20St.%20Denis|Ter.%2021%20Jun,ALEMANHA%20vs%20Irlanda%20N.,17h00,Sport%20TV,Parc%20des%20Princes%2C%20Paris[/vc_table]

“Precisamos de duas equipas para este torneio. Uma para enfrentar a fase de grupos e uma segunda formação para a fase a eliminar” – afirmou em Maio o técnico da Alemanha.

Para Joachim Löw, Ucrânia, Polónia e Irlanda do Norte jogarão de forma ultra-defensiva e tentarão ao máximo “destruir o jogo alemão!” Segundo Löw, a Alemanha jogará depois “contra Bélgica, Itália ou Espanha e essas selecções jogam a sério e querem ganhar. Aí será um jogo bem diferente.”

Com habitual confiança/arrogância germânica a dominar, não deverá o seleccionador alemão esquecer-se que na fase de qualificação perdeu e empatou os dois jogos contra uma outra Irlanda e perdeu (e bem) por 2-0 com esta mesma Polónia.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR