A Qualificação da Eslováquia

Os adeptos eslovacos não podiam ter pedido um começo mais prometedor na qualificação. Duas vitórias contra dois adversários directos – na Ucrânia e contra a (campeã europeia) Espanha por 2-1 – pareciam ser o empurrão que a Eslováquia precisava para uma campanha bem sucedida.

O apuramento aparentava estar bem encaminhado, mas três jogos sem vencer e uma derrota caseira frente à Bielorrússia permitiram a perigosa aproximação da Ucrânia.

A qualificação só ficou fechada na última jornada do apuramento, com a já apurada Espanha a ir vencer na Ucrânia por 1-0, e assim assegurar o segundo lugar e apuramento directo para os eslovacos. Uff!

Euro 2016 Preview | Eslováquia
Clique para ampliar

O Historial no Euro

Mais uma selecção estreante em fases finais do Campeonato Europeu de Futebol. A experiência no Mundial de 2010 pode ser uma excelente fonte de inspiração para o Euro 2016, visto que o núcleo duro da equipa ainda se mantém.

Na África do Sul, os eslovacos venceram (e eliminaram) de forma categórica a poderosa Itália por 3-2 na fase grupos, atingindo os oitavos-de-final da prova na sua primeira participação. A Holanda acabaria mais tarde por “matar o sonho” vencendo os eslocavos por 2-1.

A Equipa

Jan Kozak é o timoneiro desta Selecção. Como treinador venceu duas ligas eslovacas pelo Kosice e conseguiu a proeza de levar o clube à Liga dos Campeões.

A Kozak é ainda atribuído o mérito de ter motivado “estrelas” como Marek Hamšík e Juraj Kucka a jogarem pela selecção com o mesmo nível que apresentam nos seus clubes.

Na convocatória destaque para a ausência, por lesão, do experiente avançado Róbert Vittek (melhor marcador da equipa com 23 golos) e para as presenças de Norbert Gyömbér (Roma) e Tomáš Hubočan (Dínamo de Moscovo), recuperados de lesões.

Curiosidade: apenas três dos 23 jogadores convocados actuam no campeonato eslovaco (Mucha e Saláta no Slovan Bratislava e Pečovský no MSK Zilina).

Euro 2016 Preview | Eslováquia
Clique para ampliar

A Figura: Marek Hamšík

Hamsik está para a Eslováquia como Gareth Bale para o País de Gales. É a estrela da “galáxia” eslovaca, e com o seu futebol criativo tentará iluminar os “dez planetas que giram” à sua volta.

Se estiver à altura do que faz habitualmente no seu Nápoles, Hamšík poderá ser uma das figuras desde Grupo B por bem mais do que a sua proeminente “crista”, e tirar partido da grande facilidade com que lança os avançados recorrendo a passes de ruptura.

Marek é ainda, sem surpresa, o dono das bolas paradas, através das quais também cria habitualmente perigo, tanto a assistir como a marcar de livre directo. Se houver Hamšík, haverá Eslováquia!

Aposta GoalPoint: Juraj Kucka

Juraj Kucka
Juraj Kucka, Eslováquia

Para cada Hamšík é preciso um Kucka, e o centro-campista do AC Milan lá estará para encher o miolo e fazer o que.. Marek não faz.

Com uma energia que por vezes parece inesgotável, Kucka é um combatente nato, que foi “apenas” o segundo jogador com mais duelos disputados (e ganhos) na Serie A.

Pelo ar não passa nada, e também pelo chão consegue uma média 3,4 desarmes por jogo, funcionando como filtro de quase todos os ataques adversários. Tipicamente, ainda arranja disponibilidade para chegar à frente e tentar a sua sorte através de remates de meia distância. Seria um jogador completo se fosse mais forte no capítulo do passe, mas para isso, lá está… a Eslováquia conta com Marek Hamšík.

DataJogoHoraCanalEstádio
Sáb. 11 JunESLOVÁQUIA vs P. Gales17h00Sport TVStade de Bordeux, Bordéus
Qua. 15 JunESLOVÁQUIA vs Rússia14h00RTP 1Stade Pierre-Mauroy, Lille
Seg. 20 JunESLOVÁQUIA vs Inglaterra20h00Sport TVStade de Saint-Etienne

A primeira partida da Eslováquia neste Grupo B do Euro 2016 será muito importante para ajudar a definir o futuro da equipa na prova. Uma possível vitória frente ao País de Gales aumentará sobremaneira os níveis de confiança para os próximos desafios.

Nas duas partida seguintes, frente à Rússia e Inglaterra, um empate pode ser suficiente para garantir que é, no mínimo, um dos melhores terceiros classificados e assim carimbar o apuramento para a próxima fase (o grande objectivo da Eslováquia para este Euro 2016).