Euro 2016 Preview | Espanha

-

A Qualificação da Espanha

O apuramento espanhol para o Euro 2016 teve um percalço logo no segundo jogo,com uma derrota por 2-1 em Zilina, frente à Eslováquia. Este resultado negativo terminou a com a série de 36 jogos sem conhecer o sabor da derrota numa fase de qualificação e levantou dúvidas sobre o processo de renovação do actual campeão em título.

No entanto, a Espanha voltou às vitórias e venceu os últimos oito jogos terminando a qualificação em primeiro lugar, com cinco pontos de vantagem sobre a Eslováquia e oito sobre o terceiro classificado, a também apurada Ucrânia.

Destaque para os números: a Espanha marcou 23 golos em 10 partidas (média de 2.3 p/ jogo) e apenas sofreu três (média de 0.3 golos sofridos p/jogo) tornando-se a melhor defesa da fase de qualificação do Euro, em igualdade com a Inglaterra. A Espanha não sofreu golos em oito dos dez jogos que disputou.

Euro 2016 Preview | Espanha
Clique para ampliar

O Historial no Euro

Apenas a Alemanha (unificada ou como Alemanha Ocidental) consegue ter tantos títulos europeus como a Espanha. “La Roja” venceu por três vezes o Euro de Futebol.

A Espanha estreou-se a ganhar em 1964, quando bateram em Madrid a União Soviética, mais tiveram de esperar mais de 40 anos para voltar a levantar o “caneco”! Durante este período raramente conseguiam sequer ultrapassar os quartos-de-final.

O enguiço foi quebrado em 2008,  num Europeu organizado pela Áustria e Suíça, com um golo solitário de Fernando Torres frente à mesma Alemanha que tinha eliminado Portugal nos “quartos”.

Mas não há duas sem três e em 2012 a Espanha espalhou a magia do “tiki-taka” e com Xavi em grande estilo, derrotando a Itália na final com um contundente 4-0. O grande desafio havia sido ultrapassado nas meias-finais, com “nuestros hermanos” a garantirem o bilhete para a final nas grandes penalidades… frente a Portugal.

A Equipa

Vicente del Bosque é um treinador com um currículo invejável. Mas a vida nem sempre foi fácil para Vicente: em foi despedido do Real Madrid, mesmo depois de ter ganho duas Ligas Espanholas e duas Liga dos Campeões.

Durante os cinco anos seguintes del Bosque treinou apenas uma época no Besiktas, até ser apontado como sucessor de Luís Aragones, que tinha acabado de vencer o Euro 2008. O resto é história – venceu o Mundial 2010 e arrebatou o Euro 2012. No entanto, o facto de não ter passado da fase de grupos no Mundial do Brasil foi sinal de aviso para os espanhóis. Veremos o que sucede neste Euro.

Destaque para as ausências de vulto na convocatória: Daniel Carvajal e Isco (Real Madrid), Juan Mata (Man. United), Javi Martínez (Bayern de Munique), Fernando Torres (Atlético de Madrid) e Diego Costa do Chelsea, que em dez jogos pela “roja” apenas marcou um golo.

Confirmada está a presença de Nolito, avançado do Celta que já jogou no Benfica e Iker Casillas do FC Porto, que irá disputar com David de Gea a titularidade da baliza espanhola.

Euro 2016 Preview | Espanha
Clique para ampliar

A Figura: Sergio Busquets

Se há jogador que personifica bem o estilo e a ideologia que sustenta o “novo” futebol espanhol é Sergio Busquets. O médio-defensivo do Barcelona é a placa giratória do “tiki-taka” e desempenha essa função como mais nenhum outro no mundo.

Os seus números na qualificação são impressionantes, tendo falhado apenas 43 passes num total de 793 tentativas, e apenas 10 deles dentro do seu próprio meio-campo. Mas Busquets é mais que isso!

O “blaugrana” é inteligência no movimento e no posicionamento, é eficácia nos duelos, e é a peça que não pode falhar na engrenagem de “nuestro hermanos”. Mas também é aquela que muito dificilmente falha.

Aposta GoalPoint: Thiago Alcântara

Thiago Alcântara
Thiago Alcântara, Espanha

À custa de uma arreliadora lesão falhou grande parte da fase de qualificação, mas regressou esta época bem a tempo de ser um dos melhores jogadores da temporada.

Foi numa grande competição que Thiago se destacou particularmente, sendo considerado pelos GoalPoint Ratings o terceiro melhor jogador da Champions League.

Nenhum outro médio criou tantas oportunidades (2.8) como Thiago que, na “Liga das estrelas” e entre os centro-campistas com maior eficácia de drible, só foi superado por Yaya Touré.

Mas o contributo de Thiago é mais do que apenas ofensivo e até nos desarmes Thiago entrou no Top-10 da prova, com uma média de 3,5 p/ 90m, superior inclusivamente à de… Sergio Busquets.

É sem dúvida, um dos jogadores mais completos do mundo, e aos 25 anos quererá apostar tudo no Euro 2016 para se afirmar como tal num grande palco.

[vc_table vc_table_theme=”simple”][align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Data,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Jogo,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Hora,[bg#000000;align-center;c#ffffff]Canal,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Est%C3%A1dio|Seg.%2013%20Jun,ESPANHA%20vs%20Rep.%20Checa,14h00,RTP%201,Stade%20Toulouse|[bg]Sex.%2017%20Jun,[bg]ESPANHA%20vs%20Turquia,[bg]20h00,Sport%20TV,[bg]Allianz%20Riviera%2C%20Nice|Ter.%2021%20Jun,ESPANHA%20vs%20Cro%C3%A1cia,20h00,RTP%201,Stade%20de%20Bordeaux%2C%20Bord%C3%A9us[/vc_table]

Num dos grupos mais difíceis do Euro 2016, a Espanha não deverá contar com facilidades dos seus adversários e qualquer percalço pode significar a diferença entre ficar em primeiro ou cair para segundo classificado.

Se terminar no topo do grupo a Espanha irá defrontar um dos melhores terceiros classificados dos grupos B, E ou F. Contudo se “La Roja” ficar pela vice-liderança, o cenário muda de figura e o oponente passa a ser o vencedor do Grupo E – onde se destacam as selecções da Itália, Bélgica, Suécia…

As equipas da Turquia e República Checa são adversários de respeito e podem causar surpresa se a Espanha não estiver ao seu melhor nível.

Para a terceira e última jornada está marcado o jogo mais complicado frente à temível Croácia que jogará de “olhos nos olhos” com a equipa“roja” pela liderança do grupo D.

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR