A Qualificação da França

Como selecção organizadora do Euro 2016, a França estava desde logo apurada à partida. Contudo, para tentar contornar a falta de competição durante a fase de qualificação, os “gauleses” foram inseridos no Grupo de Portugal – sendo que os resultados das partidas disputadas com as restantes equipas não teriam qualquer peso na classificação final.

Com 8 vitórias registadas (duas contra Portugal) e apenas dois empates, a França registou um impressionante registo de 20 golos marcados, com Paul Pogba, Antoine Griezmann, Olivier Giroud e o ausente Karim Benzema a mostrarem todo o seu poderio.

Euro 2016 Preview | França
Clique para ampliar

O Historial no Euro

A França venceu o Campeonato Europeu de Futebol em 1984 e em 2000. Curiosamente, nas duas vezes que levou o troféu para casa, eliminou Portugal nas meias-finais em prolongamento, com golos de Michel Platini e Zinedine Zidane.

Quem não se lembra do dramático golo de Platini no minuto 119 do Euro 84, ou a famosa “mão na bola ou bola na mão” de Abel Xavier em 2000?

A Equipa

Novo desafio para o Seleccionador Didier Deschamps. Depois de já ter comandado a França no Mundial do Brasil, onde caiu no quartos de final frente à Alemanha, procura obter, no Euro 2016, o mesmo sucesso que atingiu como capitão dos “bleus”, quando levantou o troféu de Campeão do Mundo em 1998. Um bom presságio, se nos lembrarmos que também o Mundial de 1998 se disputou em solo francês.

Da convocatória realce para a chamada de Mangala (ex-FC Porto) e N’Golo Kante (campeão pelo Leicester) e para a ausência de vários jogadores de renome: uns por lesão (casos de Diarra e Varane), outros por opção (Nasri, Valbuena, Ben Arfa, Kevin Gameiro e Lacazette) e finalmente Karim Benzema por motivos disciplinares.

Euro 2016 Preview | França
Clique para ampliar

A Figura: Paul Pogba

Só podia ser ele. Apesar da grande ascensão de Antoine Griezmann nas últimas épocas, é de Pogba que todos esperam um Euro 2016 à altura do que tem feito na sua Juventus. Paul Pogba foi, entre os 23 convocados, o jogador com melhor GoalPoint Rating no seu clube, confirmando aquilo que já tinha feito dele o melhor jogador francês durante o ano de 2015 no nosso “Pepita de Ouro“.

Na selecção, talvez por não ter tanta liberdade como na Juventus, ainda não atingiu os índices estatísticos que regista no clube, mas será essa uma das grandes missões de Didier Deschamps na tentativa de conquistar o troféu em casa.

Aposta GoalPoint: Dimitri Payet

Dimitri Payet, França
Dimitri Payet, França

Poucos jogadores chegam ao Euro 2016 em melhor forma do que o astro do West Ham. Apesar de jogar num clube que não luta por títulos, Payet conseguiu a proeza de ser o 3º jogador com mais passes para ocasião por 90 minutos em toda a Europa (4,2), apenas atrás de Özil e Di María.

Não tendo a titularidade absolutamente garantida na sua selecção, a nossa aposta vai para que Didier Deschamps aproveite essa boa forma, em detrimento de Anthony Martial, utilizando-o a partir da ala esquerda tal como sucede no seu clube. O outro “pormenor” onde pode a fazer a diferença são os livres directos, também pesará na decisão, pelo menos na nossa pesou. Dimitri Payet vai brilhar, basta ter oportunidade para tal!

DataJogoHoraEstádio
Sex. 10 JunFRANÇA vs Roménia20h00Stade de France, Paris
Qua. 15 JunFRANÇA vs Albânia20h00Stade Vélodrome, Marselha
Dom. 19 JunFRANÇA vs Suiça20h00Stade Pierre-Mauroy, Lille

Considerada uma das grandes favoritas à vitória final, não se prevê que a selecção gaulesa tenha muitas dificuldades em ultrapassar o Grupo A, especialmente num formato de prova onde até o 3º classificado tem possibilidades de passar.

Contando com o apoio do seu público, e com um misto de juventude e experiência repleto de talento, a França deverá ter dois primeiros jogos tranquilos frente a Roménia e Albânia, podendo chegar ao terceiro (e mais difícil) jogo do grupo, contra a Suíça com o seu apuramento já resolvido.