Euro 2016 Preview | Inglaterra

-

A Qualificação da Inglaterra

Ao contrário das sofridas fases de apuramento anteriores, a qualificação da Inglaterra para o Euro 2016 foi feita “sem espinhas” – dez vitórias em dez jogos disputados! Até agora apenas a França tinha conseguido tal feito.

Com apenas três tentos sofridos, a Inglaterra marcou a impressionante soma de 31 golos – uma média superior a três por jogo – e foi o segundo melhor ataque do apuramento, ultrapassada apenas pela Polónia com 33.

Euro 2016 Preview | Inglaterra
Clique para ampliar

O Historial no Euro

Apesar de ser “cliente habitual” dos campeonatos europeus de futebol, a Inglaterra nunca venceu e apenas por duas vezes chegou às meias-finais (1968 e 1996).

Em 1968, dois anos depois de ter vencido o Mundial, a Inglaterra perdeu nas meias-finais contra a Jugoslávia, batendo depois a União Soviética, numa altura em que ainda se disputava o jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar.

28 anos depois, no Euro 1996, disputado em “casa”, a Inglaterra exibiu um futebol de ataque, com Shearer e Gascoigne em destaque, mas volta a cair na semi-final (nos penáltis) frente à poderosa Alemanha.

A Equipa

Em 2012, a federação inglesa de futebol nomeou Roy Hodgson de 68 anos como seleccionador de Inglaterra. O até então treinador do modesto West Bromwich Albion, substituiu no cargo o italiano Fabio Capello.

Hodgson levaria, nesse mesmo ano, a Inglaterra aos quartos-de-final do Euro 2012, onde seria eliminada pela Itália nas grandes penalidades. Já no Mundial do Brasil a Inglaterra não passou da fase de grupos, registando um empate e duas derrotas.

Destaque na convocatória para a presença do avançado do Man. United, Marcus Rashford de apenas 18 anos – que até já marcou no último particular frente à Austrália – e para o ex-jogador do Sporting Eric Dier, que à partida será titular como médio-defensivo.

Nomes importantes na qualificação e que não vão marcar presença em França, são os dos três atacantes do Arsenal, Alex Oxlade-Chamberlain, Danny Welbeck e Theo Walcott, reduzindo a presença de homens do Arsenal a Jack Wilshere, que fez apenas três jogos competitivos durante a época.

Euro 2016 Preview | Inglaterra
Clique para ampliar

A Figura: Wayne Rooney

Começa a ser difícil apontar uma figura principal nesta selecção inglesa mas, para já, o capitão Rooney ainda é o nome que vem à cabeça quando se pensa no homem de quem todo o “reino” espera algo decisivo.

Jogando agora numa posição mais recuada, nas costas dos pontas-de-lança Kane e Vardy, Rooney procurará sobretudo transportar a bola recorrendo à sua pujança física, tirando partido do seu bom pontapé.

Apesar duma época fraca e marcada por lesões, a fase de qualificação correu bem a Rooney, registando uma impressionante média de 6,2 remates p/ 90m na campanha imbatível da Inglaterra.

Wayne Rooney tem ainda a motivação de querer mostrar ao seu novo técnico, José Mourinho, que pode contar com ele para levar de volta o United ao lugar que perdeu nos últimos anos.

Aposta GoalPoint: Dele Alli

Dele Alli
Dele Alli, Inglaterra

Os ingleses sempre foram especialistas em elevar precocemente jovens a patamares de estrelato. Aconteceu com Owen, Walcott e até mesmo com Rooney, mas Dele Alli parece ser um caso especial.

A época 2015/16 foi a sua primeira ao mais alto nível, mas ao conseguir ser um dos principais protagonistas do espectacular futebol praticado pelo Tottenham o jovem deixou “água na boca” para o que aí vem.

Com apenas 20 anos, espera-se Dele Alli assuma a titularidade num dos vértices laterais do losango inglês. Um lugar que parece assentar muito bem ao seu futebol rápido, criativo, mas também surpreendentemente adulto, tendo em conta a esforçada e eficaz contribuição defensiva que dá à equipa.

Dele Alli tem ainda a vantagem de chegar fresco, visto que falhou (por suspensão) os últimos três jogos da época.

[vc_table vc_table_theme=”simple”][align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Data,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Jogo,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Hora,[bg#000000;align-center;c#ffffff]Canal,[align-center;b;bg#000000;c#ffffff]Est%C3%A1dio|S%C3%A1b.%2011%20Jun,INGLATERRA%20vs%20R%C3%BAssia,20h00,RTP%201,Stade%20V%C3%A9lodrome%2C%20Marselha|[bg]Qui.%2016%20Jun,[bg]INGLATERRA%20vs%20P.%20Gales,[bg]14h00,Sport%20TV,[bg]Stade%20Bollaert%20Delelis%2C%20Lens|Seg.%2020%20Jun,INGLATERRA%20vs%20Eslov%C3%A1quia,20h00,Sport%20TV,Stade%20de%20Saint%20Etienne[/vc_table]

A Inglaterra é apontada como grande favorita ao primeiro lugar deste Grupo B, mas tratando-se de uma selecção que tem desapontado em torneios recentes, a incógnita é grande.

Começar bem contra a Rússia será essencial para “limpar” as dúvidas que pairam sempre na cabeça dos ingleses, dos adeptos aos jogadores. Mas o jogo contra o País de Gales, por aquilo que representa, também será um teste muito importante.

Uma coisa é certa, tendo em conta a qualificação e os adversário no Grupo B, qualquer resultado que não seja atingir, no mínimo, os quartos-de-final, será um fracasso aos olhos dos adeptos britânicos.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR