A Qualificação da Suíça

Apesar de um início nada auspicioso (duas derrotas nos dois primeiros jogos), a Suíça garantiu o apuramento com a conquista do 2º lugar, a nove pontos da Inglaterra mas com cinco de vantagem sobre a Eslovénia.

A equipa helvética terminou a fase de qualificação com oito golos sofridos e com uns notáveis 24 golos marcados – ainda que 11 desses tentos tenham sido frente ao frágil São Marino.

Euro 2016 Preview | Suíça
Clique para ampliar

O Historial no Euro

A Suíça já marcou presença em três edições do campeonato europeu mas em nenhuma delas logrou superar a fase grupos.

Curiosamente foi com um português ao leme que a Suíça se estreou nestas andanças No Euro 96, Artur Jorge comandou a equipa mas não conseguiu mais que um empate, na jornada inaugural frente à equipa da casa, a Inglaterra.

A primeira (e única) vitória suíça na prova apenas aconteceria, em “casa” no Euro 2008 – com dois golos de Hakan Yakin frente a … Portugal!

A Equipa

O antigo médio Bósnio Validimir Petkovic é o selecionador da Suíça para este Euro 2016, depois de em Julho de 2014 ter substituído Ottmar Hitzfeld. Antes de assumir este projeto, Petkovic comandou a Lázio, tendo vencido a Copa de Itália em 2013.

Da convocatória final não fazem parte o experiente central Philippe Senderos (Grasshopper), o médio Luca Zuffi (Basileia), o defesa direito Silvan Widmer (Udinese) e finalmente o avançado Josip Drmic do Hamburgo, lesionado desde Março deste ano.

Destaque para a presença de uma fornada de jovens jogadores – Breel Embolo (Basileia), Denis Zakaria (Young Boys) e Nico Elvedi (Borússia Monchengladbach), todos com 19 anos e Shani Tarashaj, futuro atacante do Everton, de apenas 21 anos.

Euro 2016 Preview | Suíça
Clique para ampliar

A Figura: Granit Xhaka

Ao contrário de outros, parte para o Europeu com a sua transferência já consumada e poderá concentrar-se exclusivamente na sua selecção.

Para quem não segue a Bundesliga, os 45 milhões de Euros que o Arsenal decidiu pagar por ele ao Borussia Monchengladbach poderão ter surpreendido, mas tendo em conta a sua ainda tenra idade, Granit Xhaka apresenta números “à prova de bala”, que sustentam plenamente a sua contratação, e também a nossa eleição como “figura”.

Na selecção, é indiscutivelmente o patrão da equipa, e durante a fase de qualificação registou uma média de 82 passes certos por jogo, apenas superiorizado por alemães e espanhóis.

Tem a particularidade de ir defrontar o seu irmão, Taulant Xhaka, também centro-campista mas que joga pela Albânia.

Aposta GoalPoint: Breel Embolo

Bril Embolo
Bril Embolo, Suíça

É provável que, por uma questão de estatuto, não comece a prova como titular, mas não duvidamos que aproveitará qualquer minuto para impressionar o seleccionador… e a Europa.

Breel Embolo é um avançado de 19 anos, que actua ainda no campeonato suiço e que apesar da sua tenra idade já conta mais de 30 golos ao serviço da equipa sénior.

Esta época foram 13, um deles frente ao Belenenses, deixando a certeza que temos jogador para voos muito altos. Caso o Euro lhe corra tão bem como pensamos, tem tudo para ser um dos nomes mais quentes do mercado de Verão.

DataJogoHoraEstádio
Sáb. 11 JunSUÍÇA vs Albânia14h00Stade Bollaert-Delelis, Lens
Qua. 15 JunSUIÇA vs Roménia17h00Parc des Princes, Paris
Dom. 19 JunSUIÇA vs França20h00Stade Pierre-Mauroy, Lille

Será no Euro 2016 que Suíça finalmente ultrapassa a fase de grupos da qualificação?

Num grupo onde a equipa da casa França parece a mais provável candidata ao primeiro lugar, à Suíça “pedem-se” resultados positivos nas duas primeiras jornadas, frente a Albânia e Roménia, para garantir lugar no “mata-mata”.