A Qualificação da Turquia

Apesar de ter ficado no terceiro lugar, a selecção turca apurou-se directamente para o Euro 2016 ao ter sido a melhor terceira classificada de toda a fase de apuramento.

A apenas quatro e dois pontos de República Checa e Islândia respectivamente, a Turquia sofreu apenas duas derrotas em dez jogos (precisamente contra os adversários que ficaram à sua frente).

Destaque para um final de qualificação demolidor. Vitória categórica por 3-0 sobre até então super-favorita Holanda, seguida de nova vitória sobre a líder do grupo, com dois golos sem resposta. E termina em alta a qualificação, com um “míssil” de livre de Selçuk Ínan, aos 89 minutos, a bater a Islândia e a assegurar o apuramento.

Euro 2016 Preview | Turquia
Clique para ampliar

O Historial no Euro

A Turquia estreou-se num Euro 96, mas o resultado foi desastroso (três jogos / três derrotas). Curiosamente uma das derrotas contra Portugal, com Fernando Couto a marcar o único tento e a fazer o seu habitual “salto mortal”.

Quatro anos mais tarde a performance foi superior,  com a chegada turca aos “quartos”, mas seguiu-se nova eliminação com mais uma derrota frente a Portugal (“bis” de Nuno Gomes)

Em 2008 a Turquia teve a seu melhor resultado. Na fase de grupos perde pela terceira vez (!) contra Portugal (golos de Pepe e Raúl Meireles), mas apurou-se no segundo posto. Venceu a Croácia em penáltis mas tombou no prolongamento frente à Alemanha na meia-final.

A Equipa

Fatih Terim volta a comandar a selecção turca e parte para o seu terceiro europeu. Conhecido com o Imperador na Turquia, graças à sua atitude disciplinadora e gestão com “punho de ferro”, Terim ganhou seis Ligas turcas com o Galatasaray e uma Taça UEFA em 2000 (ultrapassando o Arsenal nos penáltis).

Na convocatória o destaque vai para a chamada do jovem Emre Mor (do Nordsjælland), que com apenas 18 anos se estreou pela selecção no recente amigável frente ao Montenegro (1-0).

Não foi fácil convencê-lo, mas valeu a pena“, justificou o treinador que apostou num conjunto com pouca opções na frente de ataque mas com elevada experiência na selecção. Mas há um jogador que se destaca…

Euro 2016 Preview | Turquia
Clique para ampliar

A Figura: Arda Turan

Pelas quatro épocas fantásticas que fez no Atlético de Madrid, Arda Turan atingiu o estatuto de maior embaixador do futebol turco e tem confirmado isso na selecção, onde já é o indiscutível dono da braçadeira de capitão.

A sua transferência para o Barcelona foi bastante atribulada (clube impedido de inscrever jogadores) e a época 15/16 acabou por ser uma penosa travessia no deserto até Janeiro que se reflectiu no seu desempenho na segunda metade.

Os turcos esperam que Arda esteja à altura do que fez na fase de qualificação, onde foi absolutamente decisivo para o apuramento, registando o melhor a média de desempenho GoalPoint Ratings entre os jogadores turcos.

Aposta GoalPoint: Oğuzhan Özyakup

Oğuzhan Özyakup
Oğuzhan Özyakup, Túrquia

Nasceu na Holanda e foi lá que começou a carreira nas camadas jovens ao serviço do AZ Alkmaar. Aí foi descoberto pelos olheiros do Arsenal, onde completou a sua formação, enquanto ao nível das selecções brilhava nos sub-17 e sub-19 ao serviço da… Holanda.

No Verão de 2012 foi comprado pelo Besiktas e passou a jogar pela selecção turca, tendo começado aí a epopeia que faz dele hoje a “next big thing” do futebol turco. Ozzy, como também é conhecido, é um médio-centro de grande capacidade técnica a quem, na selecção turca, é habitualmente reservado o lugar de médio-ofensivo, tirando assim máximo partido das suas principais características.

Na Superliga turca foi um dos jogadores com mais elevada média de oportunidades criadas por 90 minutos (2,4), só superado por… Nani, Quaresma e Diego, juntando ainda uma grande capacidade goleadora. Nove golos, três deles de fora da área, que deixam altas expectativas para o que pode fazer no Euro 2016.

DataJogoHoraCanalEstádio
Dom. 12 JunTURQUIA vs Croácia14h00RTP 1Parc des Princes, Paris
Sex. 17 JunTURQUIA vs Espanha20h00Sport TVAllianz Riviera, Nice
Ter. 21 JunTURQUIA vs Rep. Checa20h00Sport TVStade Bollaert-Delelis, Lens

Para o seleccionador da Turquia o grupo D é o grupo mais forte: “Temos um Campeão do Mundo, um ex-Campeão da Europa e uma Croácia cheia de ambição“.

Com falta de opções na frente de ataque, a Croácia e Espanha parecem equipas fortes demais para esta Turquia.

Contudo, um resultado positivo num dos primeiros jogos permitirá aos turcos discutir o apuramento (directo ou via terceiro lugar) na última jornada frente à República Checa.