EURO 2020: Os Ratings dos Convocados 🇵🇹

-

Há cinco anos ensaiámos o polémico exercício de seleccionarmos os 23 convocados GoalPoint para o EURO 2016, recorrendo aos indicadores de analytics que trabalhamos como parte do processo de decisão. A inclusão de um determinado jogador nas nossas escolhas gerou polémica e até alguma troça, entre os cépticos do “achómetro”. O seu nome? Eder Lopes, também conhecido como Ederzito…

O resto é história e, provavelmente, a mais bonita do Futebol português. Desta vez a sobrecarga do calendário e tarefas não nos permitiu ensaiar semelhante desafio, mas nem por isso deixamos de cumprir os mínimos, dando a conhecer os GoalPoint Ratings dos 26 convocados de Fernando Santos para o EURO 2020, com base no desempenho que tiveram nas Ligas nacionais que disputaram. E sem mais demoras, eis o resultado do exercício.

[ Os GoalPoint Ratings na(s) Liga(s) dos 26 convocados de Portugal para o EURO ]

GoalPoint-Ratings-Convocatoria-Portugal-Euro-2020-infog
Clique para ampliar

Poucos centrais, zero “pinheiros”, mas muitas opções

Não se pode falar em grandes surpresas nas escolhas de Fernando Santos. Ao contrário do que sucedeu há cinco anos com a aposta em Eder, as escolhas do Engenheiro não são, regra geral, surpreendentes, com excepção de uma ou outra que rapidamente assumiram as tendências de discussão nas redes sociais. Entre estas sobressai a aposta em William Carvalho, cujo debate assenta muito mais na época que protagonizou do que no natural estatuto de que é merecedor, o de campeão europeu.

Referindo uma última vez o lendário Eder, é clara a aposta que Fernando Santos pretende fazer num processo ofensivo móvel e criativo, com apenas Cristiano Ronaldo a poder vir a assumir o papel de “pinheiro”, isto assumindo que André Silva, sendo uma referência de área, é também ele um avançado móvel. À falta de referências clássicas de áreas sobram as opções de cerco à área, ora mais assentes na visão e qualidade de decisão (Bernardo Silva, João Félix, “Pote” e até Bruno Fernandes) ora à velocidade e rapidez de execução (Rafa, Jota, Guedes).

No “miolo” e defesa surgem sinais claros de que o Engenheiro arrisca levar consigo um número escasso de centrais de raiz, sabendo que pode contar com médios capazes de colmatar o reforço adicional do eixo defensivo, em especial Danilo Pereira e João Palhinha.

Bruno, o Rei dos Ratings

Alguns GoalPoint Ratings poderão ser polémicos, com o desempenho de Rúben Dias a provavelmente liderar essa discussão, fruto de um desempenho cujo impacto e qualidade transcende em muito os tangíveis estatísticos (tema que analisaremos muito em breve, perto da final da Champions). Mas os principais destaques do nosso algoritmo acabam por realçar nomes unanimemente reconhecidos “a olho” como protagonistas de épocas de grande qualidade, liderados sem surpresa pelo incontornável Bruno Fernandes, habituado a carregar nos ombros os clubes pelos quais joga, seja em Portugal ou Inglaterra.

[ Os cinco melhores ratings dos convocados que jogam nas “top five” ]

Quem o segue no ranking é, curiosamente, o seu sucessor leonino, o imprevisto goleador Pedro Gonçalves. A presença do goleador-mor da Liga NOS não era um dado adquirido, mas o campeão acabou por convencer o seleccionador, com uma recta final de Liga à imagem do arranque que assinou.

São estes os heróis que irão defender o título.
Boa sorte Portugal e que chovam ratings e feitos inesquecíveis, nós cá estaremos para novamente os quantificar!

(actualização posterior, na sequência de vários pedidos de GoalPointers)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.