A ex-“águia” e o prodígio

5. Ibrahim Sangaré (Toulouse)

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Ibrahim-Sangaré-infog
Clique para ampliar

Este jovem de 20 anos é um médio-defensivo por excelência que começa a despertar a atenção dos “tubarões” do futebol europeu. Descrito por muitos como um sucessor de Yaya Touré, há notícias sobre o interesse do AC Milan no concurso do médio do Toulouse, que dá nas vistas pelas capacidades defensivas. Neste momento é o quarto jogador da Ligue 1 com mais desarmes por 90 minutos (4,3) e também recuperações de posse (8,7), e complementa esse facto com uma boa segurança no passe. Ainda assim não é raro vê-lo integrar acções ofensivas, com um golo e uma assistência em 810 minutos até ao momento, e apesar dos 1,91m tenta o drible 3,2 vezes a cada 90 minutos, com 72% de eficácia. Com a sua estatura peca um pouco, porém, nos duelos aéreos defensivos, os quais vence apenas 58% das vezes.

4. Ousmane Dembélé (Barcelona)

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Ousmane-Dembélé-infog
Clique para ampliar

Ausência dos treinos e atrasos sucessivos, indisciplina, Playstation. Dembélé custou cerca de €105M ao Barcelona para o contratar ao Dortmund, com intuito de substituir Neymar. A verdade é que o francês tem sido uma dor de cabeça para os “culés”, e até para os colegas de equipa. Seja como for, e apesar de o acusarem de maus desempenhos, o extremo gaulês tem números bem interessantes, o que fará muitos imaginar o que poderiam ser caso o jovem apresentasse uma outra atitude – quatro golos em 11 jogos, uma assistência, números de dribles e cruzamentos elevados, bem como de remates e passes para finalização. Seja o que for que afecta Dembélé, o futuro é seu, basta querer.

3. Brais Méndez (Celta de Vigo)

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Brais-Méndez-1-infog
Clique para ampliar

Quando entramos no “pódio” deste nosso “top 10” seria expectável encontrarmos um nome mais conhecido. Não é o caso, mas Brais Méndez, médio-ofensivo espanhol de 21 anos e que está a dar cartas na La Liga, surge entre os três melhores Sub-21, com base no nosso rating, com números que sustentam a posição.

Em nove jogos (630 minutos) Méndez fez três golos e duas assistências, destacando-se sobremaneira pela quantidade de remates e passes para finalização que totaliza. São baixos os valores no que toca a tentativas de drible, o que aponta o para um perfil de jogador muito mais virado para a baliza e para um futebol mais pragmático. E tem-se dado bem com essa abordagem, pois foi recentemente convocado para representar a Selecção A.

2. Luka Jovic (Eintracht Frankfurt)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Luka-Jović-infog
Clique para ampliar

Luka Jovic anda nas bocas do Mundo. Na Alemanha pelos golos que marca – fez cinco numa só partida, ante o Düsseldorf, valendo-te um 10.0 no nosso rating – e pelo facto de se falar já no interesse do Bayern, que equaciona mesmo desistir de James Rodríguez para apostar no sérvio, e do Barcelona. Em Portugal por não se ter afirmado no Benfica, acabando, ao que tudo indica pelas notícias vindas a lume, por sair em definitivo para o Eintracht de Frankfurt pelo valor inicialmente acordado aquando do empréstimo.

Nove golos em outros tantos jogos – melhor marcador da Bundesliga -, mais duas assistências, são cartão de visita forte para o ponta-de-lança de 20 anos, que não se faz rogado no remate. É mesmo o segundo jogador com mais disparos por 90 minutos, apenas atrás de Timo Werner, do Leipzig (5,0), mas o que mais enquadra (2,4). Não espanta que lidere os GoalPoint Ratings na Liga alemã.

1. Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain)

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Kylian-Mbappé-infog
Clique para ampliar

O jovem Sub-21 que lidera os nossos ratings na Europa não é propriamente uma surpresa. Visto por muitos como o herdeiro futuro dos prémios de melhor do Mundo actualmente monopolizados por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé está a fazer mais uma época extraordinária, ofuscando mesmo Neymar, em alguns momentos, no Paris Saint-Germain.

Com apenas 19 anos, o ex-Mónaco é o goleador maior das principais Ligas europeias, com 11 golos em nove jogos, e ainda regista quatro assistências – para além de que é o futebolista que mais remates na Ligue 1, com 5,0 disparos a cada 90 minutos, 2,7 enquadrados (também o máximo). O seu agente revelou recentemente ter oferecido o jogador ao Barcelona em Agosto passado, sendo que se fala em novas movimentações de clubes para Janeiro.