Actualização: O sorteio ditou os seguintes encontros: Benfica vs Zenit, Porto vs Dortmund, Braga vs Sion e Sporting vs B. Leverkusen. Eis o desfecho, já com GoalPoint Ratings.

GP---destaqueEuropa - Tubarões e sardinhas no caminho dos clubes portugueses
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Benfica, Porto, Braga e Sporting são os emblemas portugueses que aguardam a definição da sua sorte no sorteio das competições UEFA que tem lugar na próxima segunda-feira, dia 14 de Dezembro. Decidimos compilar os GoalPoint Ratings™ de todos os clubes que podem calhar em sorte de modo a perceber a maior (ou menor) dificuldade que aguarda cada um. Eis o resultado:

Europa - Tubarões e sardinhas no caminho dos clubes portugueses
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Benfica e Sporting com horizontes (mais) complicados

Por alguma razão ninguém quer ser segundo nos grupos de apuramento da Champions e Liga Europa, por mais que os treinadores valorizem o apuramento e desdramatizem o facto. Basta olhar para as “sortes” potenciais de (sobretudo) Benfica e Sporting para perceber que a tarefa poderá ser muito complicada. As “águias” apenas suplantam os alemães do Wolfsburg em desempenho, enquanto que os “leões” apenas ultrapassam cinco dos 13 potenciais adversários que lhes podem calhar.

Porto e Braga apresentam um rácio mais favorável, na hora de comparar o que fizeram com os obstáculos que lhes podem calhar em sorte mas a conclusão transversal é apesar de tudo animadora: com excepção do Benfica os restantes clubes portugueses ainda podem vir a defrontar desafios acessíveis na próxima eliminatória.

Por fim uma ressalva: apesar da métrica ser a mesma convém ter em mente que o grau de dificuldade das competições é diferente, na hora de contemplarmos a produção GoalPoint Ratings™ das equipas listadas.

Jogos interessantes: De Jesus vs Marco aos “estatísticos”

Perspectivando alguns duelos curiosos que podem vir a resultar do sorteio enunciamos aqueles que, sucedendo, nos parecem mais interessantes:

Sporting vs Olimpiacos
Um Jorge Jesus vs. Marco Silva. É preciso explicar mais alguma coisa?

Porto vs Fenerbahce
O regresso do (não suficientemente amado) Vitor Pereira ao Dragão, estádio que nunca mais festejou conquistas desde que o treinador abandonou o clube (com excepção de uma supertaça conquistada por Paulo Fonseca).

Benfica vs Chelsea (ou Zenit)
Duelo de treinadores portugueses é sempre interessante, ainda para mais caso suceda imediatamente após um dos clubes (Chelsea) eliminar outro emblema português (Porto). O mesmo se aplica ao Zenit, onde militam não só Villas Boas como também nomes do passado “encarnado” (Javi Barcia, Witsel e Garay).

Sporting vs Schalke
Os “leões” sabem bem quem é o Schalke, após as polémicas da fase de grupos da Liga dos Campeões da época passada, ainda que tenham chegado a ajustar contas em Alvalade.

Braga vs Fiorentina
Os “viola” serão sempre um adversário interessante, seja com o Braga seja com o Porto, afinal são outro clube em alta liderado por um português, Paulo Sousa.

Porto vs Midjylland
Já aqui falámos da abordagem invadora (e estatística) do Midjylland. Teoricamente um adversário acessível para “dragões” ou “guerreiros” um eventual confronto com um Lopetegui que afirma nada ter a aprender com estatística tem um interesse autoe-xplicativo.

 

Nota: Os GoalPoint Ratings™ resultam de um algoritmo proprietário desenvolvido pela GoalPoint que pondera exclusivamente o desempenho estatístico dos jogadores ao longo da partida, sem intervenção humana. Clique para saber mais.