A França sagrou-se recentemente campeã da Europa de Sub-17, após bater a Alemanha na final, na Bulgária, por 4-1. Estrelas do presente também já brilharam no torneio deste escalão, no passado, e esta edição voltou a não desiludir. Vários jovens de grande capacidade deixaram antever futuros brilhantes, e o GoalPoint destaca os que considera mais aptos a deixar uma marca no futebol.

Este Europeu teve equipas que demonstraram um futebol muito interessante. Na final desta competição estiveram, a nosso ver, as duas equipas que melhor se apresentaram colectiva e individualmente: França e Alemanha. Os gauleses conseguiram impor uma dinâmica muito rápida e com uma dimensão física também considerável, arrecadando assim o troféu.

O GoalPoint olhou para as equipas e jogadores em competição e elaborou uma tabela com aqueles que considera os dez jovens com mais futuro.

 

O “QUEBRA-CABEÇAS” BELGA

Ismail Azzaoui
Ismail Azzaoui

Nome: Ismail Azzaoui
Nacionalidade: Belga
Idade: 19 anos
Posição: Extremo
Clube: Tottenham

Azzaoui foi formado nos belgas do Anderlecht, mas mudou-se esta época para os “spurs”, onde representou a equipa Sub-21 e júnior. É um extremo bastante rápido, com um pé direito muito forte no drible e do ponto de vista técnico muito dotado. É vertical a jogar e dá uma profundidade ao corredor direito muito boa. Foi um dos grandes impulsionadores do ataque desta fantástica Bélgica, que se apresentou na Bulgária com individualidades muito fortes.

CORAÇÃO ITALIANO, ESTILO BRASILEIRO

Federico Giraudo
Federico Giraudo

Nome: Federico Giraudo
Nacionalidade: Italiana
Idade: 16 anos
Posição: Defesa-esquerdo
Clube: Torino

Para nós, este foi o defesa-lateral que mais nos encheu as medidas, apenas 16 anos de idade mas um enorme futebol. Actua no Torino de Itália e demonstra ser um defesa muito competente, muito agressivo na recuperação de bola e com um bom posicionamento. A nível ofensivo Giraudo conseguiu ser um lateral ao estilo “brasileiro”, quase como Daniel Alves ou Marcelo, com uma qualidade muito boa a ir à linha cruzar ou até mesmo para fazer diagonais estonteantes para o centro do terreno. Este jovem tem um futuro muito promissor se continuar a ter este equilíbrio em características tão importantes num lateral.