Stephen Eustáquio, coração e cérebro do Paços ⚓

-

Apenas 23 anos, uma história de vida de “armas e bagagens” às costas e suficientes sinais de qualidade na Liga NOS, o último deles frente ao campeão nacional. Stephen Eustáquio nasceu há 23 anos no Canadá, filho de emigrantes portugueses, e cedo de mudou para Portugal, fazendo por cá toda a formação de jogador desde tenra idade. O percurso foi sendo feito nos escalões secundários, até que o Desportivo de Chaves apostou neste médio de “combate” e, desde 2017/18, tem sido um dos valores em ascensão no futebol português, mesmo vendo o percurso interrompido por uma incursão mexicana.

A época de 2020/21 parece estar a ser a da afirmação definitiva para este centrocampista, de 1,77m, avaliado pelo Transfermarkt em €2M que pode actuar na zona mais recuada do “miolo”, mas também a médio-centro ou em funções mais atacantes. Um polivalente.

[ Os “statscards” dos três MVPs de Eustáquio esta época na Liga ]

A exibição que arrancou frente ao FC Porto, na qual foi decisivo para a vitória do Paços de Ferreira, foi apenas mais um capítulo de uma história que promete ser longa. Eustáquio foi o melhor em campo contra os campeões nacionais, com um golo e uma gama vasta de recursos, em especial nos momentos defensivos, que fazem dele um jogador a acompanhar com atenção. Este foi o terceiro encontro em que o médio-defensivo foi o melhor em campo esta temporada, sendo mesmo o único com três distinções de MVP GoalPoint Ratings. E o único a merecer presença em três “onzes” da jornada. E para os nossos TotoAntunes “wannabe”, Eustáquio é, neste momento, o jogador mais pontuado no TotoRating, com 40,42 pontos. O facto de Antunes ser um dos seus nomes não tem nada que ver com isto, garantimos.

A consistência e regularidade de Eustáquio não estarão alheias ao facto de, finalmente, o jogador se estar a estabelecer num clube o tempo suficiente para cimentar o seu futebol. Em 2017/18 chegou à primeira divisão lusa pela porta flaviense, oriundo do Leixões, mostrando grande qualidade apesar de só ter jogado metade dessa época no clube. A seguinte começou também em Chaves, mas acabou transferido para o Cruz Azul, do México, onde o azar lhe bateu à porta, com uma rotura de ligamentos num joelho, ao segundo jogo, que o manteve meses afastado da competição.

Stephen regressou na época passada a Portugal, emprestado pelos mexicanos ao Paços na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro, recuperando aos poucos o seu futebol. E a permanência na Capital do Móvel, novamente cedido por empréstimo, parece estar a fazer bem ao médio, que leva já dois golos na Liga, tem uma invejável capacidade de cobertura de grandes porções de terreno, onde recupera bolas, faz desarmes e intercepções, tendo mesmo melhorado sobremaneira nos duelos aéreos defensivos (ganhou esta época 75%). Parece destinado a altos voos.

E jogar pela Selecção Nacional? Tarde demais. Eustáquio é internacional Sub-21 por Portugal, mas a nível sénior realizou já um jogo pela equipa nacional do Canadá. É aí que teremos de o seguir no palco internacional.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.