Este fim-de-semana chegou ao fim a primeira metade do campeonato mexicano, conhecida como Torneo Apertura.OTigres UANL levou o troféu para casa, numa dramática final do play-off com o América, decidida apenas nas grandes penalidades e marcada por um total de cinco expulsões.
Num campeonato por onde passaram jogadores que brilham (ou brilharam recentemente) em Portugal, como Layún, Corona, Jackson Martínez e Raúl Jiménez, assistiu-se nesta época a um fenómeno inverso, com alguns ex-Liga NOS a serem figuras de destaque em terras mexicanas.
O fenómeno evidenciou-se particularmente com ex-jogadores do Benfica, sobretudo avançados. São seis as ex-“águias” que actuam neste país norte-americano e que marcaram 7% do total de golos do campeonato. Um em cada 14 golos teve “carimbo Benfica”, o que levou a que em quase todas as jornadas aparecesse um nome conhecido entre os marcadores.
Quatro ex-benfiquistas estão entre os 12 maiores rematadores da prova e o uruguaio Jonathan Rodríguez foi o mesmo o terceiro maior. Já Franco Jara precisou de apenas 119 minutos para marcar um golo ao serviço do Pachuca, ele que já tinha anotado 17 na época passada.
O goleador-mor deste lote voltou, no entanto, a ser o Funes Mori. Após os 20 golos que marcou na época passada, o argentino somou-lhes mais dez nesta primeira metade da temporada, e aos 25 anos vai-se confirmando como um dos craques do campeonato.
Outro é Urreta. Para além dos quatro golos, o uruguaio registou ainda cinco assistências e foi o terceiro que mais ocasiões criou por jogo (2,9), ficando ainda no “top 10” dos dribladores.
Estes foram os líderes de desempenho do torneo apertura:
Mínimo de 830 minutos jogados – Clique para ampliar
Neste lote destaque para Bryan Beckeles, hondurenho que teve uma passagem pelo Boavista na época 2014/15, e que foi o rei do desarme.
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
Rumores não faltam, durante o defeso de Verão do futebol europeu (e mundial), e nós vamos dando conta dos mais significativos, no nosso acompanhamento...
O grande clássico da Bundesliga não defraudou as expectactivas, com a visita do Bayern a Dortmund a oferecer futebol de qualidade, golos e incerteza...