Fabrício dos Santos Messias. À partida este nome poderá não lhe dizer grande coisa, mas, acredite, está a ser uma das figuras da Liga NOS 2017/18. O brasileiro de 27 anos é ponta-de-lança do Portimonense e está a ser fundamental na carreira dos algarvios esta época, com a equipa de Vítor Oliveira a ocupar actualmente a décima posição na tabela, graças, em grande medida, a duas vitórias folgadas nas duas últimas jornadas.

Na 20ª, em casa, os homens de Portimão bateram o Rio Ave por 4-1, e na última (a 21ª), na visita ao Marítimo, os “alvinegros” ganharam por 3-0. Nestes dois jogos, o brasileiro marcou nada menos que cinco golos, somando nesta altura 11 em 19 encontros do campeonato. E foi sempre o melhor em campo, integrando o nosso “onze” da 20ª jornada.

Os números de Fabrício à 21ª jornada da Liga NOS atestam bem a importância que o jogador ganhou na manobra da equipa, que parece não ter sentido a perda de Paulinho para o FC Porto, neste mercado de Inverno. Com a ajuda de um cada vez mais preponderante Shoya Nakajima, Fabrício foi o autor de 35% dos golos do Portimonense. Para além disso, soma ainda quatro assistências e, como os números mostram, não se coíbe de rematar à baliza sempre que pode. A sua influência nos golos algarvios ascende assim, na Liga, a cerca de 48%, um nível de “dependência” próximo dos protagonizados por figuras como Jonas e Bas Dost.

GoalPoint-Fabrício-Liga-NOS-201718-J21-infog
Clique para ampliar

Em Portugal desde 2012, sempre ao serviço do emblema de Portimão, Fabrício tem pautado as suas épocas com números modestos de golos – com empréstimos aos chineses do Hangzhou Greentown, em 2012, e aos japoneses do Kashima Antlers, em 2016, tendo mesmo disputado a final do Mundial de clubes pelos nipónicos em Dezembro de 2016, perdendo 4-2 ante o Real Madrid.

A melhor época de Fabrício havia sido, precisamente, em 2015/16, na qual marcou 18 golos em todas as competições e por dois clubes, em 69 encontros, nove deles em 41 partidas na segunda divisão portuguesa. Em 2016/17, também na segunda divisão, Fabrício não foi além de quatro golos em 12 jogos. Mas esta temporada as coisas mudaram, e o brasileiro já leva 11 em 19 na Liga NOS. Tendo em conta a carreira do jogador, é caso para dizer que estamos perante um “reforço” inesperado para os algarvios.

PARTILHAR
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here