Faz hoje dez anos que… o Arsenal era “isto tudo”

Cumprem-se hoje dez anos que o Arsenal estabeleceu oumrecorde de invencibilidade da Premier. Os "gunners" eram bem diferentes do que são hoje.

O Arsenal practicava um futebol esmagador no arranque do século
O Arsenal practicava um futebol esmagador no arranque do século

O Arsenal FC de Arséne Wenger nem sempre foi o que é hoje. Entenda-se “hoje” como sinónimo de ambições anualmente adiadas, planteis desequilibrados e desempenho desportivo irregular. Há precisamente dez anos os “gunners”, liderados pelo mesmo timoneiro, dominavam claramente a Premier League como raramente se viu, atingindo o recorde de 49 jogos sem perder, jogando ainda no velhinho Highbury Park.

Os tempos, e sobretudo os jogadores, eram outros: Thierry Henry, Dennis Bergkamp, Cesc Fabregas, Robert Pires, Kanu, Van Bronkhorst, Ljungberg, Patrick Vieira, Ashley Cole entre outros ofereciam espectáculos, goleadas e uma invencibilidade à qual nem o Manchester United conseguia fazer frente. Os tempos passaram, sendo que a única característica que se mantém no Arsenal de hoje é, para lá de Arséne, a aposta em jovens valores. Tudo o resto não mais se repetiu mas ficam as memórias de um futebol esmagador. Recorde (ou confira pela primeira vez) o quanto jogava o invencível arsenal do início do século neste vídeo.