FC Porto | André Silva anda “perdido em campo”? 🔎

-

O mote foi lançado pelo comentador (e ex-jogador dos “dragões”) Rodolfo Reis, que afirmou, após o empate dos portistas em Braga, que Nuno Espírito Santo está a por o André Silva Maluco, deslocando-o da posição de ponta-de-lança para uma função difícil de perceber e com resultados visíveis no desempenho do promissor avançado.

Aproveitámos a deixa para, antes mesmo de analisarmos o tema, lançarmos a questão aos GoalPointers, que responderam em número (obrigado!) no Facebook, Twitter e Instagram:

Se do que é visível pouco falamos, já do que é mensurável não nos furtamos. Decidimos analisar os números de André Silva antes e após a chegada do homem que tudo mudou, no Porto e no que NES parece pedir ao jovem avançado: Soares. Mas antes ainda de nos debruçarmos sobre os números, eis o mapa dos toques com bola de André Silva na Pedreira:

GoalPoint-Sporting-Braga-Porto-Andre-Silva
Um mapa tudo menos próprio de um homem de área

Ao mapa apresentado (apenas duas acções com bola na área bracarense) – tudo menos característico num avançado que, até à 20ª jornada (entrada de Soares na equipa), fazia as suas despesas sobretudo nas imediações da área contrária -, soma-se o desempenho “cinzento”, com base num GoalPoint Rating sofrível: apenas um remate e desenquadrado (Brahimi somou quatro tentativas) e um passe para finalização (Corona, lançado com a partida em curso, somou três, tantos como Alex Telles, autor da assistência). E nos 12 duelos individuais que travou, André Silva saiu vencedor de apenas…um.

O mapa e números acabam por deixar claro parte da “acusação” na base desta análise: André Silva anda a jogar um futebol diferente face ao que lhe foi pedido na primeira metade da época, mas terá sido o apagado desempenho de Braga uma excepção ou darão os números razão a Rodolfo?

Na próxima página: O antes e depois de Soares, na perspectiva de André Silva

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR