Este é daqueles reforços que não carecem de grandes apresentações da nossa parte, ou não falássemos de um jogador que integrou o melhor “onze” GoalPoint da Liga NOS 2014/15, já após ter sido escolhido como uma das nossas cinco revelações da primeira volta. Óliver Torres está de volta ao FC Porto, por empréstimo e com opção de compra por parte dos “dragões”.

Dragão de afirmação

Torres mereceu inúmeras referências no nosso primeiro ano de existência, sempre sob o mesmo denominador: a enorme qualidade e eficácia que oferecia ao jogo ofensivo portista, numa era (Lopetegui) em que tais atributos nem sempre eram regularmente visíveis na equipa.

Efectivamente, Óliver foi um daqueles jogadores que, desde a primeira hora, faziam “disparar” os nossos “sensores” estatísticos. Vítima da rotatividade (posicional e de titularidade) que Lopetegui incutia no “seu” Porto, Óliver terminou ainda assim a época 14/15 com sete golos, cinco assistências e uma média de 87% de passes certos, ele que, quando em campo, distribuía todo o jogo “azul-e-branco” e rivalizava (com Brahimi e Quaresma) pelo título de principal municiador de oportunidades de golo portistas.

Curiosamente, e apesar de Óliver não ser um rematador, a finalização do jovem médio mereceu sempre a nossa atenção, não só pelo número de golos mas sobretudo pela eficácia com que disparava enquadrado com a baliza.

FC Porto | Óliver, o regresso do "maestro"
Clique para ampliar

Regressado ao Atlético de Madrid, Óliver nunca se afirmou, num elenco em que outros nomes singraram com maior facilidade, como Saul Ñiguez, da mesma geração. O pequeno “pensador” de jogo regressa agora a um estádio onde mostrou qualidade, esperando-se que Nuno Espírito Santo saiba aproveitá-lo onde ele melhor liga a sua “máquina” de distribuição de jogo: no meio-campo central ofensivo.

Vale a pena conferir alguns artigos que fazem o “histórico” de Óliver Torres no GoalPoint e que por isso nos dispensam de incorrer em repetições. Deixamos as principais sugestões de leitura (clique no título ou imagem para conferir).

 

Óliver Torres, um criativo para o Dragão

GP - info_OliverTorresFCP - 30Jun2014

 

 

 

 

Artigo/Análise publicado aquando da chegada do espanhol ao FC Porto, em 2014/15.

 

Jogador do Mês GoalPoint de Novembro de 2014

Clique na infografia para ler em detalhe (foto: J. Trindade infografia: GoalPoint)

 

 

 

 

Em Novembo de 2014, Óliver era eleito o melhor jogador do mês, com base no seu desempenho quantificado, isto na era pré-GoalPoint Ratings.

 

Liga NOS 14/15: As cinco revelações da primeira volta

O médio espanhol Óliver procura pautar o jogo sobre o olhar de um interventivo Marco Silva. (foto: João Trindade)

 

 

 

 

 

Óliver Torres integrou a nossa selecção das cinco revelações da primeira volta da Liga NOS 14/15. Descubra o porquê, bem como quem são as restantes (uma delas também regressada esta época ao futebol português).

 

Líder dos rankings (imprevistos)

Clique na infografia para ampliar (foto: J. Trindade infografia: GoalPoint)

 

 

 

 

Sensivelmente a meio da época, Óliver era presença repetida no topo de alguns rankings “azuis-e-brancos”, alguns deles surpreendentes.

 

Óliver no “onze” da época

Onze do Ano GoalPoint 2014/15

 

 

 

O FC Porto falhava o título, mas Óliver não dispensava a presença nos onze melhores ao nível do desempenho estatístico, em 2014/15.