Este é daqueles reforços que não carecem de grandes apresentações da nossa parte, ou não falássemos de um jogador que integrou o melhor “onze” GoalPoint da Liga NOS 2014/15, já após ter sido escolhido como uma das nossas cinco revelações da primeira volta. Óliver Torres está de volta ao FC Porto, por empréstimo e com opção de compra por parte dos “dragões”.
Dragão de afirmação
Torres mereceu inúmeras referências no nosso primeiro ano de existência, sempre sob o mesmo denominador: a enorme qualidade e eficácia que oferecia ao jogo ofensivo portista, numa era (Lopetegui) em que tais atributos nem sempre eram regularmente visíveis na equipa.
Efectivamente, Óliver foi um daqueles jogadores que, desde a primeira hora, faziam “disparar” os nossos “sensores” estatísticos. Vítima da rotatividade (posicional e de titularidade) que Lopetegui incutia no “seu” Porto, Óliver terminou ainda assim a época 14/15 com sete golos, cinco assistências e uma média de 87% de passes certos, ele que, quando em campo, distribuía todo o jogo “azul-e-branco” e rivalizava (com Brahimi e Quaresma) pelo título de principal municiador de oportunidades de golo portistas.
Curiosamente, e apesar de Óliver não ser um rematador, a finalização do jovem médio mereceu sempre a nossa atenção, não só pelo número de golos mas sobretudo pela eficácia com que disparava enquadrado com a baliza.
Regressado ao Atlético de Madrid, Óliver nunca se afirmou, num elenco em que outros nomes singraram com maior facilidade, como Saul Ñiguez, da mesma geração. O pequeno “pensador” de jogo regressa agora a um estádio onde mostrou qualidade, esperando-se que Nuno Espírito Santo saiba aproveitá-lo onde ele melhor liga a sua “máquina” de distribuição de jogo: no meio-campo central ofensivo.
Vale a pena conferir alguns artigos que fazem o “histórico” de Óliver Torres no GoalPoint e que por isso nos dispensam de incorrer em repetições. Deixamos as principais sugestões de leitura (clique no título ou imagem para conferir).
Óliver Torres, um criativo para o Dragão
Artigo/Análise publicado aquando da chegada do espanhol ao FC Porto, em 2014/15.
Jogador do Mês GoalPoint de Novembro de 2014
Em Novembo de 2014, Óliver era eleito o melhor jogador do mês, com base no seu desempenho quantificado, isto na era pré-GoalPoint Ratings.
Liga NOS 14/15: As cinco revelações da primeira volta
Óliver Torres integrou a nossa selecção das cinco revelações da primeira volta da Liga NOS 14/15. Descubra o porquê, bem como quem são as restantes (uma delas também regressada esta época ao futebol português).
Líder dos rankings (imprevistos)
Sensivelmente a meio da época, Óliver era presença repetida no topo de alguns rankings “azuis-e-brancos”, alguns deles surpreendentes.
Óliver no “onze” da época
O FC Porto falhava o título, mas Óliver não dispensava a presença nos onze melhores ao nível do desempenho estatístico, em 2014/15.