Está a ser uma das grandes figuras deste início de época na Serie A italiana, e não é por acaso que já tem Chelsea e Manchester United “à perna”. Felipe Anderson, flanqueador brasileiro que tanto pode actuar pela direita como pela esquerda, lidera dois dos mais importantes rankings estatísticos da Serie A.

Contratado pela Lazio ao Santos no Verão de 2013 por €7,5M, o brasileiro está cada vez mais bem adaptado ao estilo do futebol europeu, e esta época não só tem dado nas vistas por aquele que é considerado o seu ponto forte, a capacidade técnica, mas também pela ajuda no trabalho defensivo. Com apenas 23 anos, ninguém dribla ou desarma mais que ele no campeonato!

#JogadorClubeDribles eficazes / 90m
1Felipe AndersonLazio3.8
2ÁlvarezSampdoria3.1
3KeitaLazio3.0
4Bruno PeresRoma3.0
5BonaventuraMilan2.9

Mínimo de 480 minutos jogados na Serie A
Fonte: GoalPoint.pt / Opta

Mas se no drible os seus números não surpreendem por aí além – visto que quem o conhece sabe que usa e abusa da finta, e já na época passada (com 2,9/90m) tinha sido dos melhores do campeonato –, ao nível do desarme o espanto é bem maior.

Apesar de ter começado a época em 3-5-2, a Lazio actua habitualmente num 4-3-3 onde Felipe Anderson é o extremo-direito, mas vejamos como está ordenada a tabela dos que mais desarmam.

#JogadorClubePosiçãoDesarmes / 90m
1Felipe AndersonLazioED4.4
2ParoloLazioMC4.4
3LinettySampdoriaMC4.0
4AllanNapoliMC3.6
5BrugmanPescaraMD3.6

Mínimo de 480 minutos jogados na Serie A
Fonte: GoalPoint.pt / Opta

Como se pode ver, Felipe Anderson lidera uma tabela dominada por médios de características mais defensivas, e só mesmo a capacidade de trabalho e a vontade de recuperar bolas, muitas vezes perdidas por si, explicam esta multifuncionalidade.

O brasileiro é ainda o oitavo entre os que mais oportunidades criam (2,8 / 90m), e o 40º entre os que mais rematam (2,3 / 90m), apesar de enquadrar apenas 29% dos mesmos, sendo esse um dos factores que ainda pode melhorar.

Fique com alguns dos melhores momentos de Felipe Anderson:

https://www.youtube.com/watch?v=mBnuwtNRfpM