FIFA 18 | Os 12 melhores… que já passaram por Portugal 🇵🇹

-

O lançamento do FIFA 18 aproxima-se, e obviamente já há muito “viciado” a contar os dias para a disponibilização do jogo. Começamos até por aí, dando conta das datas mais relevantes a ter em conta nas próximas semanas:

15.Set – Disponibilização da Demo de FIFA 18 (multiplataforma) Actualização: segundo informações publicadas em vários sites especializados o lançamento da Demo foi antecipada para a madrugada de 11 para 12 de Setembro (hora prevista: 01.00h)
20.Set РDisponibiliza̤̣o da FUT Web App
29.Set РLan̤amento FIFA 18 (Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch e PC)

Enquanto isso, a EA Sports vai dando conta, como habitualmente, dos ratings dos melhores jogadores da nova edição do jogo. Centramos a nossa atenção nos jogadores… que já passaram pelo futebol português, entre os quais o melhor jogador do jogo (no activo): Cristiano Ronaldo, claro está. Aqui estão eles, os 12 jogadores do top 100 que já pontapearam a bola em Portugal.

Bernardo Silva 84

fut18-top100-silva-lg
Clique para ampliar

Formado no Benfica, Bernardo Silva é um dos vários jogadores aqui referidos que tiveram uma passagem fugaz pela Liga NOS (apenas oito minutos), talvez porque tenha surgido na popular fase em que, no Benfica, os jogadores tinham de “nascer 15 vezes” antes de poderem sonhar com a equipa principal. A verdade é que o pequeno mas genial português acabou por seguir o percurso natural compatível com o seu talento, ao serviço do Mónaco, protagonizando no último defeso uma das principais transferências do mercado por 50 milhões de euros, o valor que o City, de Guardiola, pagou pelo seu concurso.

Falcao 84

fut18-top100-falcao-lg
Clique para ampliar

O colombiano é outro ex-Liga NOS que encontra agora a redenção com Leonardo Jardim, mas com um historial bem mais afirmativo na Liga portuguesa do que Bernardo Silva. No Porto, Falcao marcou nada menos do que 72 golos em 87 partidas, e, esta época, ao serviço dos monegasgos, lidera já a tabela de melhores marcadores (a meias com Cavani), com sete golos em cinco jogos. A má forma e os problemas físicos, que tiveram papel nas passagens depressivas por Manchester United e Chelsea, parecem coisa do passado.

Di Maria 85

fut18-top100-dimaria-lg
Clique para ampliar

Já lá vão alguns anos desde que “Angelito” abandonou o futebol português e o Benfica, mas nem por isso os adeptos esquecem que foi por aqui que o argentino se afirmou e que esse processo.. ainda levou algum tempo. Contratado pelo Benfica ao Rosário em 2007, Di Maria ultrapassou apenas com Jorge Jesus a irregularidade exibicional que ia atrasando a sua afirmação, mas esta chegou: em 2010, partia rumo ao Real Madrid (33M€), seguindo-se Manchester United, Paris Saint-Germain e…. quase Barcelona no último defeso. Ao serviço do Benfica, Ángel somou 118 jogos, marcando 15 golos e oferecendo 27 aos colegas.

Casemiro 85

fut18-top100-casemiro-lg
Clique para ampliar

O brasileiro passou apenas uma época pelo futebol português, ao serviço do Porto, sendo curioso recordar hoje o relativo desdém que o seu estilo provocou em alguns “especialistas” do futebol comentado a “olho”, embora os seus números tenham sido sempre prenúncio da qualidade que viria a comprovar depois, ao mais alto nível. A brincar, a brincar, este “muito mais do que apenas um” trinco já soma três Ligas dos Campeões e é hoje figura fundamental no equilíbrio do Madrid de Zinedine Zidane. Ao serviço dos “dragões”, Casemiro somou 41 jogos, e, apesar da sua função, ainda marcou quatro golos.

Pepe 86

fut18-top100-pepe-lg
Clique para ampliar

O luso-brasileiro campeão europeu (e tri-campeão da Liga dos Campeões) pode já não servir para o Real Madrid, mas nem por isso deixa de ser um jogador de grande nível, aos olhos da EA Sports. Agora no Besiktas, Pepe é outro jogador que há muito deixou o futebol português, nomeadamente o FC Porto, pelo qual somou 87 jogos e sete golos. Mas Pepe soma ainda uma história curiosa, que muitos “leões” não esquecem: antes mesmo de ingressar nos “dragões”, o na altura jovem central oriundo do Marítimo esteve com um pé no Sporting, fazendo ainda uma pré-temporada com os “verde-e-brancos” na era Lazlo Boloni, à qual o clube decidiu não dar sequência com a compra efectiva do jogador.

Diego Costa 86

fut18-top100-costa-lg
Clique para ampliar

Muitos não o sabem, mas o irrascível Diego Costa passou pelo futebol português. Como uma flecha, diga-se, mas passou, nomeadamente pelo Sporting Clube de Braga, onde jogou nos Sub-19, Equipa B e Equipa principal, entre 2005 e 2007, antes de seguir caminho rumo ao Atlético de Madrid por… 1,5M€. O hispano-brasileiro fez, ao todo, apenas nove jogos (e um golo) pelos “arsenalistas”, não conseguindo, no entanto, marcar em nenhum dos sete desafios que disputou para o campeonato. É caso para dizer que disfarçou bem, mas ainda era novo. Os golos e os milhões vieram a seguir.

Na próxima página: os seis melhores que já por cá pontapearam

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR