FIFA 18 | Os 25 melhores da Liga NOS 🔝

-

O lançamento do popular videojogo FIFA 18 está aí à porta e o tema nota-se bem no GoalPoint. Os videojogos dedicados ao futebol merecem óbvia atenção nesta “casa” (ou não assentasse o seu núcleo na tentativa de quantificar as qualidades e fraquezas dos jogadores).

Após partilharmos as nossas primeiras impressões sobre a próxima edição de FIFA e de darmos a conhecer os melhores jogadores que já passaram por Portugal, bem como aqueles que, ainda disputando a Liga NOS, mais se valorizaram na base de dados deste ano, chegou a hora de percorrermos os 25 melhores jogadores da Liga NOS 2017/18 em FIFA 18, tendo por base o seu rating global (também conhecido como overall) à data de lançamento.

Vamos então descobri-los, complementando cada opção da EA Sports com o seu desempenho GoalPoint Ratings na última época (Ligas domésticas) e ainda alguns dados estatísticos reais do seu desempenho.

Nota metodológica: os dados FIFA 18 utilizados foram recolhidos da popular base de dados Futwiz. A ordem pela qual os jogadores são ordenados em caso de empate é a que consta na referida base de dados. Toda a informação restante (GoalPoint Rating e desempenho estatístico real) é da responsabilidade da GoalPoint.

 

25º Tiquinho Soares (FC Porto)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718
Clique para ampliar

O brasileiro até pode ser o jogador da Liga NOS mais valorizado pela EA Sports, mas isso vale-lhe apenas a entrada nos 25 melhores da prova, segundo os critérios da editora de FIFA 18. O avançado brilhou, primeiro ao serviço do Vitória de Guimarães e, a partir de Janeiro, pelo FC Porto. Mas nem tudo foram golos: Soares foi também o jogador mais faltoso da Liga NOS. Veremos se a sua agressividade tem paralelo no videojogo.

A época real de Tiquinho Soares (Liga NOS):

Jogos: 31
Minutos: 2696
Golos: 19
Assistências: 1

Presente em três “onzes” da jornada GoalPoint
Presente nos 33 melhores GoalPoint da Liga NOS

 

24º Marcos Acuña (Sporting CP)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718-Acuna-24-1-infog
Clique para ampliar

A entrada directa de Marcos Acuña para o “top 24” encontra fundamento no excelente desempenho com que se despediu da Liga argentina, o qual mereceu destaque GoalPoint ainda antes de assinar pelo Sporting. O seu arranque de época acaba por confirmar o cartão de visita, sendo expectável o aparecimento do seu nome em futuros destaques EA (equipas da semana), caso mantenha a influência (soma já três assistências).

A época real de Marcos Acuña (Liga argentina):

Jogos: 25
Minutos: 2115
Golos: 9
Assistências: 13
Remates p/90′: 2,1
Passes p/ finalização p/ 90′: 2,8

Presente nos “Argentinos prontos a atravessar o Atlântico”
Presente nas Apostas GoalPoint para a Liga NOS 2017/18

 

23º Lisandro López (SL Benfica)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718
Clique para ampliar

O argentino foi perdendo o protagonismo que evidenciou na primeira metade da época passada, ele que encaixa no perfil raro do “central goleador”, mas nem por isso foi penalizado em FIFA 18, embora também não registe qualquer melhoria. O arranque de época 2017/18 também não está a ser famoso (apenas 89 minutos na Liga) para um jogador que chegou a merecer, com justiça, a nossa atenção.

A época real de Lisandro López (Liga NOS):

Jogos: 8
Minutos: 677
Golos: 3

Presente em dois “onzes” da jornada GoalPoint
GoalPoint MoneyBall Player em Dezembro de 2015

 

22º Seydou Doumbia (Sporting CP)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718-Doumbia-22-1-infog
Clique para ampliar

Quem jogou edições anteriores de FIFA conhece bem o estatuto de “seta” que Doumbia ganhou no popular videojogo. O costa-marfinense não será a “bomba” que já foi, seja em campo, seja nas consolas, mas não deixa de ser uma contratação valorizada pela EA, que lhe manteve o overall face à edição anterior. O facto de Doumbia ter disputado a Liga suíça retira-nos a possibilidade de apresentar o seu GoalPoint Rating real (a Liga helvética não era até agora alvo de recolha Opta) mas os ratings FIFA permitem perceber claramente quais são as qualidades que foram marcando a carreira do “viajante”:

A época real de Doumbia (Liga suíça):

Jogos: 25
Minutos: 1375
Golos: 20
Duelos aéreos ganhos p/ 90′: 3,2

 

21º Iván Marcano (FC Porto)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718
Clique para ampliar

De “patinho feio” que gerou desconfiança a central goleador e peça fundamental da melhor defesa da Liga 2016/17. É esta a evolução de Marcano no futebol português, reconhecida aliás pela EA que lhe reviu o overall em alta, agora de 80.

A época real de Marcano (Liga NOS):

Jogos: 32
Minutos: 2880
Golos: 4
% Duelos aéreos defensivos ganhos: 82% (melhor registo da Liga)

Presente em seis “onzes” da jornada GoalPoint
Presente nos 33 melhores GoalPoint da Liga NOS

Na próxima página: Do 20º ao 15º melhor em FIFA 18

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR