Jonas (SL Benfica)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718-Jonas-05-infog
Clique para ampliar

Apesar dos golos continuarem a ser o apelido de Jonas, a verdade é que o brasileiro passou boa parte da época passada ausente, por lesão. Ainda assim regressou a tempo de marcar 13 golos e oferecer outros quatro em apenas 19 jogos. Talvez por isso a EA o tenha poupado a um downsize e Jonas continue a ser um dos melhores jogadores da Liga NOS.

A época real de Jonas (Liga NOS):

Jogos: 19
Minutos: 1333
Golos: 13
Assistências: 4

Presente em dois “onzes” da jornada GoalPoint
Presente nos 33 melhores GoalPoint da Liga NOS
Jogador do Mês GoalPoint Ratings de Abril de 2017

 

 Bas Dost (Sporting CP)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718-Bas-Dost-04-infog
Clique para ampliar

Jonas foi alcançado por aquele que foi o grande goleador da Liga NOS e candidato ao mesmo título a nível europeu. Os cinco pontos de melhoria atribuídos pela EA a Dost são naturais, tendo em conta os números astronómicos atingidos pelo holandês, entre os quais se contam nada menos de quatro “hat-tricks” e um “poker”.

A época real de Bas Dost (Liga NOS):

Jogos: 31
Minutos: 2709
Golos: 34
Assistências: 4

Presente em nove “onzes” da jornada GoalPoint
Presente nos 33 melhores GoalPoint da Liga NOS (melhor avançado)
Jogador do Mês GoalPoint Ratings de Janeiro de 2017

 

 Iker Casillas (FC Porto)

Clique para ampliar

Quando muitos já esperariam o declínio de Casillas, no futebol real e em FIFA 18, eis que a EA lhe confere uma subida de um ponto no seu overall, como prémio da época segura que protagonizou (guarda-redes menos batido da Liga). É certo que a sua solidez beneficiou muito da qualidade defensiva demonstrada pelos colegas pois foi o guardião que menos remates teve de enfrentar na Liga, mas o seu mérito nos 19 jogos sem sofrer golos é incontornável.

A época real de Iker Casillas (Liga NOS):

Jogos: 33
Minutos: 2970
% Remates defendidos: 78%
Jogos sem sofrer golos: 19

 

 Danilo Pereira (FC Porto)

Clique para ampliar

Danilo afirmou-se em 2016/17 como pêndulo do “miolo” portista, deixando bem clara a sua influência na produção “azul-e-branca”. Capaz de oferecer qualidades semelhantes a William e Fejsa no plano da construção e cobertura defensiva, o “trinco” mostra-se ainda mais no ataque e a última época voltou a confirmá-lo: quatro golos e uma assistência. A EA subiu-lhe o overall num ponto colocando-o a par dos melhores da prova.

A época real de Danilo Pereira (Liga NOS):

Jogos: 28
Minutos: 2423
Golos: 4
Assistências: 1

Presente em cinco “onzes” da jornada GoalPoint
Presente nos 33 melhores GoalPoint da Liga NOS (melhor “trinco”)

 

 Rui Patrício (Sporting CP)

GoalPoint-FIFA-18-25-melhores-Liga-NOS-201718-Rui-Patrício-01-infog
Clique para ampliar

Após percorrer tantos casos em que o julgamento da EA acaba por ter correspondência com a realidade do futebol jogado na época 2016/17, o caso de Rui Patrício acaba por ser uma das poucas excepções à regra, não porque a sua qualidade levante quaisquer dúvidas, mas porque a época passada não foi certamente uma das mais brilhantes, no pós-EURO 2016. O guardião português defendeu apenas 64% dos remates que enfrentou, fechando apenas 12 jogos sem sofrer qualquer golo, um desempenho abaixo das suas capacidades que certamente não ajudou à época menos conseguida pelos “leões”. Ainda assim, Patrício vê o seu rating intocado em FIFA 18, mesmo após ter merecido uma revisão em baixa a meio do ano passado, na versão anterior.

A época real de Rui Patrício (Liga NOS):

Jogos: 31
Minutos: 2790
% Remates defendidos: 64,2%
% Remates defendidos (dentro da área): 51,8%
Jogos sem sofrer golos: 12

E assim terminamos esta (trabalhosa!) revisão dos 25 melhores da Liga NOS em FIFA 18. Se apreciaste este autêntico “relatório” não esqueças de o partilhar com outros “Fifeiros”. O FIFA 18 é lançado no dia 29 de Setembro de 2018, bons jogos!