A 16ª jornada da Liga NOS contribuiu com nada menos que oito jogadores dos chamados “três grandes” para o “onze” da jornada com base nos nossos GoalPoint Ratings. Mas não foi apenas o nosso algoritmo a reconhecer várias exibições de relevo na última jornada da Liga. Como de costume, a EA Sports esteve atenta e destacou três jogadores que actuam em Portugal na sua FIFA 19 Ultimate Team, baseada no desempenho real dos futebolistas nas respectivas Ligas nacionais. São eles o bracarense Raúl Silva, o benfiquista Haris Seferovic e o portista Éder Militão.

Seferovic foi, dos três, o que esteve em maior evidência, algo que é reflectido no segundo rating mais elevado da jornada. O suíço marcou dois golos e fez uma assistência no jogo que o Benfica ganhou ante o Rio Ave, por 4-2, naquela que foi talvez a melhor prestação do avançado desde que chegou a Portugal. Mas a EA Sports não olha só para avançados e os outros dois destaques são defesas-centrais.

Raúl Silva não brilhou sobremaneira, mas esteve consistente na vitória complicada do Braga sobre o Boavista, voltando a estar muito bem nos aspectos ofensivos – ganhou dois de três duelos aéreos lá na frente. Éder Militão voltou a contribuir para uma excelente prestação portista em termos ofensivos, com um belo rating para um defesa-central, que lhe valeu a primeira presença nos nossos “onzes” da jornada. Militão esteve muito bem nos duelos aéreos defensivos e nas intercepções.

Semana a semana, continuaremos atentos aos destaques dos criadores do FIFA 19, para realçar os portugueses, jogadores da Liga NOS ou com ligações passadas ao campeonato português que merecem lugar nesta eleição.

Parabéns Raúl, Haris e Éder!