Mais uma vez a EA Sports distinguiu jogadores da Liga NOS e, sem surpresa, em linha com a avaliação positiva dos nossos GoalPoint Ratings. Numa jornada marcada pelo “clássico” entre Sporting e Porto, em termos individuais foi um jogador do Famalicão e outro do Sporting de Braga a chamar a atenção dos criadores do FIFA 20, elegendo Jesús Corona, Uroš Račić, Ricardo Horta e Vlachodimos para a sua equipa da semana – apesar de três figurarem entre os “suplentes”.
Corona é o “titular” Liga NOS da equipa da semana. É verdade que elegemos Tiquinho Soares como o melhor portista do “clássico”, e a nota final de Corona não chegou sequer perto, mas a assistência para o golo inaugural da partida, logo no arranque do jogo em Alvalade, não passou despercebida.

Para além do passe para golo, Corona somou um passe de ruptura, completou 81% dos passes e esteve muito bem na defesa, com quatro desarmes e três intercepções, isto tudo a partir da posição de defesa-direito.
A nota 10.0 da jornada
Račić brilhou intensamente na vitória folgada dos famalicenses sobre o Vitória de Setúbal, arrancando o terceiro 10.0 da época na Liga NOS, enquanto que o “arsenalista” foi o melhor em campo na goleada por 7-1 sobre o Belenenses. As prestações de ambos não passaram despercebidas lá fora.
#TOTW 1⃣7⃣. Featuring @raphaelvarane, @gabrieljesus33, @ciroimmobile & Pepe!
Available in-packs at 6PM ⏰ UK. #FUT20 pic.twitter.com/YaiozXJySq
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) January 8, 2020
O sérvio do “Fama” foi, sem dúvida, a grande figura da 15ª jornada. A nota máxima, segunda entre jogadores fora do espectro dos “três grandes”, assentou não só no (belo) golo mas também em muitos outros momentos em que o médio mostrou uma competência à “prova de ratings”, em especial no passe, registando até um valor máximo esta época na Liga portuguesa – detalhes que pode conferir no artigo que publicámos no dia do jogo.

O grande golo de Račić ao Vitória
Grande prestação de Horta
Vamos ao segundo destaque. Ricardo Horta está a realizar uma grande temporada, que teve como um dos pontos altos o encontro no Jamor, no qual registou um rating de 8.1 que lhe permitiu integrar o “onze” da jornada – algo que conseguiu já por três vezes esta temporada, ao mesmo tempo que acumula outras tantas distinções de MVP.

O bracarense fez dois golos, mas a sua nota elevada é sustentada por outros momentos muito interessantes, como uma assistência em dois passes para finalização, três remates enquadrados em cinco, uma eficácia de passe de 92% e oito recuperações de posse.
Um dos golos de Horta ao Belenenses
Mãos de ferro
Também em destaque está o benfiquista Odysseas Vlachodimos. O guardião esteve em grande na vitória do Benfica por 1-0 em casa do Vitória de Guimarães, com um punhado de excelentes intervenções que evitaram o primeiro tento vimaranense frente aos “encarnados” no Minho em oito épocas.

Apesar dos rumores que apontam o Benfica como estando à procura de um guarda-redes para fazer sombra ao grego, a verdade é que Vlachodimos está a fazer uma grande temporada de águia ao peito, sendo neste momento o guardião com maior percentagem de defesas a remates enquadrados nas principais Ligas europeias, num Top 5 que tem três “portugueses” no pódio.

Mas a temporada de Vlachodimos tem sido bem mais rica do que apenas este detalhe faz transparecer, tendo evitado um grande número de golos. Quer saber todos os detalhes da grande importância de Odysseas no Benfica? Então confira este artigo dedicado, com estatísticas impressionantes.
Semana a semana, continuaremos atentos aos destaques dos criadores do FIFA 20, para realçar os portugueses, jogadores da Liga NOS ou com ligações passadas ao campeonato português que merecem lugar nesta eleição.