Os jogos das selecções nacionais tomaram conta da última semana e a EA Sports focou o seu olho analítico precisamente nos jogos de apuramento para o Mundial de 2022. Nesse sentido, destaque vai para dois jogadores que integram a equipa da semana Ultimate Team do FIFA 22. O português Otávio Monteiro, do FC Porto, e o colombiano e ex-portista Luis Díaz, do Liverpool, figuram entre os jogadores que receberam um “boost” nas suas cartas, pelos desempenhos por estes dias.
Representing their nation 💪
An International Break powered #TOTW 28, available in #FUT now. #FIFA22 pic.twitter.com/AKCXLuD1vX
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) March 30, 2022
Otávio foi uma das surpresas que Fernando Santos tinha guardado para os dois confrontos do play-off de qualificação do Mundial de 2022. O ala esteve em franca evidência nos dois compromissos e, frente à Turquia, foi mesmo o melhor em campo, algo que não conseguiu repetir ante a Macedónia do Norte devido à grande nota de Bruno Fernandes, autor dos golos lusos.
Contra a Turquia, Otávio fez um golo, e bem importante, logo o primeiro, desbloqueando um jogo que se arriscava a tornar mais complicado do que o foi. O “dragão” arrancou ainda uma assistência, para Diogo Jota, isto num total de dois passes para finalização. Completou tudo isso com uma entrega extraordinária, consubstanciada por quatro acções com bola no meio-campo contrário, três desarmes e quatro bloqueios de passe/cruzamento.
🇵🇹 Portugal 🆚 Macedónia do Norte 🇲🇰
Melhor contra a Turquia e "melhor sem golos" contra a Macedónia, Otávio "Will Smith" Monteiro 🇵🇹 deu uma chapada (de luva branca) em quem achava que não tinha nível para a selecção#WCQ #WCQ2022 #PORMKD #RatersGonnaRate pic.twitter.com/rmCwLiBvNW
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 29, 2022
Na final com os macedónios, Otávio arrancou um GoalPoint Rating ainda mais elevado, um 7.4 que só foi batido pelo 8.9 de Bruno Fernandes. O ala fez três passes para finalização, um passe de ruptura, três dribles eficazes em quatro, cinco acções defensivas no meio-campo contrário e cinco desarmes. Números de grande nível.
A carregar a Colômbia às costas
Na qualificação CONMEBOL, ou seja, da América do Sul, a Colômbia ganhou os seus dois últimos jogos, mas ainda assim terminou no sexto lugar e nem ao play-off de apuramento vai. Não por falta de tentativas de Luis Díaz, que foi o melhor dos “cafeteros” no duplo compromisso destes dias.
Em casa, na vitória por 3-0 sobre a Bolívia, o jogador do Liverpool fez um golo e três passes para finalização, enquanto no sucesso por 1-0 na Venezuela, não marcou ou assistiu, mas criou uma ocasião flagrante e enquadrou três dos quatro remates que fez, ganhando ainda quatro de cinco duelos aéreos.