Os “tugas” mandam nisto tudo. Bom, mais ou menos. A equipa da semana Ultimate Team do FIFA 23 tem, desta feita, a presença de três jogadores lusos entre os destaques. São eles Otávio Monteiro, do FC Porto, Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, e Tiago Djaló, do Lille. Pelo meio alguns outros que já actuaram na Liga portuguesa, como são os casos de Tapsoba, do Leverkusen, e Darwin Nuñez, do Liverpool.
Otávio entra nesta lista graças à extraordinária exibição na vitória do FC Porto por 4-1 na visita ao Boavista, em pleno dérbi portista, na derradeira jornada antes do Mundial do Qatar. Um desempenho de grande nível que contribuiu decisivamente para que o médio fosse o Jogador do Mês GoalPoint de Outubro/Novembro.
“Tavinho” fez duas assistências nessa partida e esteve verdadeiramente irrepreensível no passe, com incríveis sete passes para finalização, três de ruptura, seis aproximativos e grande entrega ao jogo, como atestam os três desarmes. Esta é, aliás, uma das principais características do “dragão”, a sua capacidade de trabalho e a facilidade com que acumula acções defensivas, dando á sua equipa os fundamentais equilíbrios.
[ O desempenho acumulado de Otávio na Liga bwin 22/23 ]
Djaló e Nuno Mendes na crista da onda
De França chegam dois portugueses que brilharam no fim-de-semana e que merecem, igualmente, a entrada nesta equipa da semana dos criadores do FIFA 23.
Tiago Djaló, central do Lille, foi o melhor em campo na vitória da equipa de Paulo Fonseca por 1-0 sobre o Angers, na Ligue 1, tendo mesmo marcado o único golo do encontro. E depois deu um recital de eficácia de passe, com 97%, juntando a isso dez recuperações de posse.
Nuno Mendes não marcou na goleada do PSG por 5-0 sobre o Auxerre, mas esteve em grande, com uma assistência e muita intervenção no jogo ofensivo dos parisienses. De tal forma que o lateral fixou o máximo de acções com bola na área contrária, nada menos que sete.
[ Os desempenhos acumulados de Djaló e Nuno Mendes na Ligue 1 22/23 ]
Ex-Liga bwin a brilharem na Europa
Na Bundesliga, o ex-Vitória SC, Edmond Tapsoba, esteve sólido na vitória da sua equipa sobre o Stuttgart, mas houve outro jogador que já passou por Portugal a deixar uma marca forte.
🏴 Liverpool 🆚 Southampton
A aquecer para o #Qatar2022?
Darwin Nuñez 🇺🇾 com mais uma exibição em crescendo: bis (que podia ter sido um hat-trick, com uma flagrante perdida) e 2 passes para ocasião flagrante, que valeram 0.5xG ⭐️#LIVSOU #PremierELEVEN #RatersGonnaRate pic.twitter.com/a5O5OwHpcy— GoalPoint (@_Goalpoint) November 12, 2022
Darwin Nuñez tem sido alvo de críticas, em parte, certamente, pela expectativa criada resultante dos valores envolvidos na sua transferência do Benfica para o Liverpool, mas a verdade é que o atacante uruguaio precisa apenas de 88 minutos para contribuir para golo na equipa de Anfield. Um número extraordinário que teve o contributo do bis que apontou ao Southampton, na derradeira ronda da Premier League antes da paragem para o Mundial. E ainda criou duas ocasiões flagrantes.
[ Os desempenhos acumulados de Tapsoba na Bundesliga 22/23 e Darwin na EPL 22/23 ]